Pular para o conteúdo principal

PLR do BES aprovada por funcionários

Linha fina
Em assembleia, foi informado que em 2014 haverá reajuste dos valores a serem pagos
Imagem Destaque

São Paulo – Os funcionários do BES (Banco do Espírito Santo) aprovaram por unanimidade a renovação do acordo do programa de participação nos lucros ou resultados para 2013.  Ele terá vigência retroativa de primeiro de janeiro até 31 de dezembro de 2013.

O acordo foi aprovado em assembleia, na quarta-feira 28, e prevê pagamento de piso no valor de R$ 900 ao ano. O teto é de 16 vezes o respectivo salário mensal. O piso não foi reajustado pelo segundo ano consecutivo. A alegação do banco português para manter os valores é a crise financeira europeia. Entretanto, em tratativas com a Secretaria Geral do Sindicato, houve compromisso da diretoria da instituição em efetuar reajuste no ano que vem.

Os valores do programa próprio não serão compensáveis da PLR da Convenção Coletiva de Trabalho e serão pagos na mesma data da parcela prevista na convenção 2013/2014. Por meio de cláusula foi determinado que havendo antecipação, o banco deverá informar ao Sindicato para que a entidade acompanhe os pagamentos.

Têm direito a receber o valor proporcional da PLR os admitidos a partir de primeiro de janeiro de 2013, os dispensados sem justa causa, e os que vierem a se aposentar durante o exercício de 2013.

O acordo deste ano passou a contemplar os demissionários com pagamento proporcional, desde que tenham permanecido no banco ao menos por seis meses em 2013.

O acordo prevê o pagamento da 14ª cesta alimentação em dezembro de 2013; a prorrogação da licença-maternidade está vigente até julho de 2014.

Foi aprovada, ainda, a renovação do acordo de prevenção de conflitos no ambiente de trabalho.


Redação – 2/9/2013

seja socio