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Santander continua líder em reclamações no BC

Linha fina
Banco espanhol permanece no posto pelo sétimo mês consecutivo; nos 12 meses anteriores, instituição cortou 3.126 postos de trabalho
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São Paulo – Dados do Banco Central (BC) confirmam que o Santander é uma “unanimidade”: ruim para os bancários e para os clientes. A instituição espanhola liderou pelo sétimo mês seguido o ranking de reclamações do BC, que considera as instituições com mais de 1 milhão de clientes.

O BC considerou que 2.195 reclamações feitas contra as instituições de grande porte em agosto foram procedentes. Em agosto, o Santander registrou um índice de 1,81, número que considera as reclamações procedentes divididas pela quantidade de clientes multiplicada por 100 mil.

Na sequência do banco espanhol ficaram HSBC (1,28), Banco do Brasil (1,18), Itaú (1,1) e Caixa Econômica Federal (0,8).

As reclamações mais comuns que chegaram ao BC contra as instituições foram débitos não autorizados (358), prestação do serviço conta salário de forma irregular (249), esclarecimentos incompletos ou incorretos a respeito da circular 3.289, que trata justamente do Sistema de Registro de Denúncias, Reclamações e Pedidos de Informações (207), e cobrança irregular de tarifas por serviços não contratados (202).

Demissões – Para o Sindicato, as reclamações dos clientes coincidem com a redução de funcionários nas agências. Levando em consideração apenas os bancos múltiplos (ou seja, exceto a Caixa), foram demitidos 4.890 bancários no primeiro semestre de 2013.

Nos 12 meses anteriores, somente o Santander, que lidera as reclamações, cortou 3.216 postos de trabalho.


Redação – 16/09/2013

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