
Contraf-CUT, com edição da Redação Spbancarios
9/9/2016
Dom Angélico Sândalo Bernardino, Bispo Emérito da Diocese de Blumenau, defendeu a greve dos bancários, durante homilia, na missa no Santuário de Aparecida (SP), a qual celebrou no feriado de 7 de setembro, em comemoração à 29ª Romaria dos Trabalhadores e ao 22º Grito dos Excluídos.
Os trabalhadores do Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Federal, Itaú, Santander e demais bancos estão parados desde 6 de setembro. A paralisação é resposta à proposta rebaixada da federação dos bancos (Fenaban) de 6,5% para reajustar salários, PLR, vales e auxílios, e abono de R$ 3 mil a ser pago em uma única vez, sem incidência em férias, 13º, FGTS, previdência. Todas as demais reivindicações, como proteção ao emprego, foram respondidas pelos bancos com um sonoro NÃO.
O Bispo iniciou sua homilia fazendo duras críticas ao sistema capitalista e ao empresariado, “ o sistema capitalista é responsável pela miséria de milhões no mundo. É um sistema explorador e ‘sem-vergonha”, não só no Brasil. A grande crise econômica está em muitos países do mundo, sendo causada pelo sistema capitalista liberal que nos domina”, afirmou.
Dom Angélico também defendeu a greve dos bancários e disse que está do lado dos bancários e dos trabalhadores, “os bancários estão em greve e nós, eu estou apontado para mim aqui, estamos do lado deles, porque os banqueiros acumulam fortunas e quando se trata de aumentar salário é aquela disputa, e fazem com que os bancários entrem em greve”, o Bispo Emérito da Diocese de Blumenau terminou sua citação parabenizando os bancários, “parabéns bancários, vamos lutar ao lado de vocês, porque Jesus está ao lado dos pobres e dos explorados”, concluiu.
