Em negociação com o Santander em junho, o Sindicato apresentou uma série de reivindicações trazidas pelos funcionários do Vila Santander Paulista (VSP). Entre elas estavam melhorias no almoço, para que os funcionários do call center com jornada de 6 horas pudessem almoçar em 20 minutos. Segundo os trabalhadores, além da comida cara (sistema self-service), o tempo era insuficiente para se alimentar tranquilamente neste intervalo.
“Os funcionários, em razão da demora na espera do caixa, não conseguiam concluir sua refeição dentro do intervalo de 20 minutos, o que gerou uma série de reclamações. O preço salgado era outro fator que pesava no bolso dos trabalhadores. A solução apresentada pelo banco foi o prato feito a R$ 9,50, valor menor que o desembolsado anteriormente, mais o pagamento do custo do prato no mesmo local antes da retirada, para que os trabalhadores possam fazer a refeição dentro do intervalo de 20 minutos”, enfatiza o dirigente sindical Fernando Mattos, bancário do Santander.
O prato feito servido no restaurante do Vila é composto de arroz, uma proteína, uma guarnição e gelatina. “O feijão, alimento tão importante para os brasileiros e rico em ferro, no entanto, não consta como opção de guarnição. O ideal seria que o banco incluisse pelo mesmo preço, e não que o trabalhador que quiser comer feijão tivesse que comprar um marmitex e pagar R$ 13,20 por isso”, acrescenta o dirigente.
Fernando Mattos ressalta que é preciso manter aberto o canal de negociações com o banco e que os trabalhadores que se sentirem prejudicados em relação à segurança, alimentação e condições de trabalho devem procurar a entidade. "Esta conquista fez muita diferença para os trabalhadores e demonstra o quanto é importante e eficaz que os bancários tragam ao Sindicato suas reivindicações. Os trabalhadores podem contatar a entidade por meio dos dirigentes e nas regionais (veja endereços e telefones aqui), no site, na Central de Atendimento (11 4949-5998) ou pelo WhatsApp (11 97593-7749). O sigilo é garantido”, finaliza o dirigente.