Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Reivindicações atendidas

Sindicato e Santander chegam a acordo sobre problemas nos Vilas

Linha fina
Dirigentes sindicais estiveram reunidos nesta quarta-feira 12 com o banco e debateram uma pauta de reivindicações dos trabalhadores entregue anteriormente que tratavam, entre outros pontos, de horas extras forçadas durante o fim de semana e opções de alimentação
Imagem Destaque
Foto: Seeb-SP

O Sindicato e o RH Sindicais do Santander estiveram reunidos nesta quarta-feira 12 para debater problemas relatados pelos trabalhadores das unidades Vila Santander Paulista (VSP), Vila Santander Empresarial (VSE) e Vila Santander Carioca (VSC). As partes discutiram uma pauta de reivindicações (leia aqui as demandas dos bancários) enviada anteriormente ao banco.

Leia abaixo o que foi acordado:

Trabalho aos fins de semana - Ouvidoria e SAC 2º Nível

A hora extra não é obrigatória; é uma opção do trabalhador. O banco terá de comunicar os bancários, que deverão se inscrever apenas se tiverem disponibilidade para trabalhar nos finais de semana indicados (sempre um sábado ou um domingo no mês).

O funcionário que, por razões imprevistas, não puder comparecer ao trabalho para realizar horas extras não poderá ser penalizados.

O banco afirmou que a hora extra não pode impactar na aderência. A hora extra é remunerada conforme previsto na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), e o bancário terá direito a dois vales refeição a cada dia trabalhado no final de semana.

O banco informou que fará contratações para o setor de Ouvidoria.

O trabalhador que aceitar realizar hora extra no final de semana não está obrigado a cumprir jornada de 8 horas. O banco está avaliando reduzir a jornada para 6 horas, como era anteriormente.

“Ficou acordada, ainda, a realização de uma reunião conjunta entre representantes do Sindicato, do banco e dos trabalhadores para deixar claras as regras para a realização de hora extra”, ressalta o dirigente sindical Anderson Pirota, bancário do Santander.

Almoço no Vila Santander Paulista (VSP)

O banco esclareceu que no Call Center do Santander, quem administra e contrata o restaurante é a Atento. Mas garantiu que já marcou uma reunião com a empresa para debater melhorias na qualidade da alimentação e na redução do tempo gasto nas filas para que os trabalhadores com jornada de 6 horas possam almoçar no intervalo de 20 minutos.

Pesquisa de Satisfação (NPS)

O banco deverá dar transparência, ou seja, informar claramente os trabalhadores sobre como a nota da pesquisa realizada por meio da URA (Unidade de Resposta Audível) impacta as avaliações dos funcionários. O banco alega que o número de trabalhadores penalizados é pequeno.

“Também solicitamos que esse assunto e todos os esclarecimentos necessários sejam tratados nesta reunião conjunta”, acrescenta Pirota.

Gerentes Digitais atendendo 8 horas com headset

O banco alega que, em média, os gerentes digitais recebem cerca de 14 ligações diárias e que realizam cerca de outras 17 ligações, com tempo médio de 4 minutos de duração. Ou seja, ficam cerca de 5 horas disponíveis para atendimento dentro de uma jornada de 8 horas (contando uma hora para refeição). Além disso, o Santander afirma que esses trabalhadores não são avaliados pelo TMO (Tempo Médio Operacional).

Os representantes dos trabalhadores, contudo, alegam que os gerentes atendem cerca de 60 ligações por dia e têm de fazer outras 30, ficando ocupados durante toda a jornada.

“Como os dados apresentados pelos representantes dos trabalhadores e do banco eram muito conflitantes, o Santander ficou de levantar mais informações e realizar reunião específica com o movimento sindical sobre esse tema”, salienta o dirigente sindical André Bezerra, também bancário do Santander.

Folga Referente

As folgas relativas aos dias trabalhados nas eleições de 2018 serão todas gozadas até o final de julho de 2019, e os trabalhadores devem indicar o dia de sua preferencia para usufruir desse direito.

Os bancários podem gozar parte da folga referente ao final das férias, porém a opção deve ser comunicada ao banco, conforme consta no Acordo de Call Center 2017/2019 (parágrafo único da Cláusula 3ª).

O banco afirma que o acordo é para ser cumprido. Se algum gestor não acatar a determinação, o funcionário deve denunciar ao Sindicato.

Mudança de endereço do Digital

O banco comunicou que a mudança deverá ocorrer no próximo mês, julho. O novo prédio ficará em condomínio empresarial que contará com vários serviços compartilhados para os funcionários das empresas que ocuparão a planta, inclusive restaurante e lanchonete (que não serão administrados pelo banco). O Santander garantiu que haverá transporte de ônibus para funcionários entre o condomínio e o metrô. E acrescentou que colocará vans em horário de almoço para translado dos trabalhadores ao shopping próximo do condomínio.  

Atendimento Unificado

O Sindicato reivindicou a contratação de novos trabalhadores.

O banco alega que tem cerca de 750 pessoas trabalhando no Conta Corrente -  450 em São Paulo e 300 no Rio de Janeiro - e que 50 atendentes de cada site foram treinados/destacados também para atender o SAC.

“Reivindicamos que o banco faça um rodízio semestral para que os trabalhadores destacados para atender o SAC não fiquem sobrecarregados. Além disso, solicitamos o aumento do TMA (Tempo Médio de Atendimento) para os que são destacados para esses atendimentos. E que não sejam impactados negativamente na avaliação, já que o serviço exige tempo maior de atendimento”, finaliza André.

seja socio