Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Pandemia

Sem negociar com o Sindicato, Santander anuncia abertura das agências até 16h

Imagem Destaque
Santander-abertura-agencias-16h

Sem negociar com o movimento sindical, o Santander comunicou que o horário de atendimento aos clientes nas agências será estendido até 16h, a partir de 4 de outubro. O atendimento exclusivo prioritário será das 9h às 10h, e o atendimento ao público geral ocorrerá entre 10h e 16h.

“Mais uma vez a direção do Santander toma uma medida sem negociar com a representação dos trabalhadores, e ignora que ainda estamos na pandemia, quando o índice de vacinação da população não atingiu o mínimo recomendável pela comunidade médica e científica para alcançar a chamada imunidade de rebanho.”

Ana Marta Lima dirigente sindical e bancária do Santander

De acordo com a maioria dos modelos epidemiológicos, espera-se que essa imunidade de grupo seja alcançada quando a proteção atinge entre 60% e 80% da população.

No Brasil, 42,2% da população estava totalmente imunizada. No estado de São Paulo, o índice chegou a 56%. Os dados referem-se a 29 de setembro e foram divulgados pelo consórcio formado pelos veículos de imprensa Folha, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1, diante da falta de informações centralizadas e confiáveis do governo federal.

“Entendemos que a abertura de agências por um período mais prolongado expõe os trabalhadores ao vírus por mais tempo. E o índice de vacinação ainda insuficiente da população reforça que não é o momento para implantar tal medida, ainda mais sem negociar critérios com a representação dos trabalhadores, como rodízio de trabalhadores ou protocolos de saúde e prevenção ao coronavírus mais eficazes”, afirma Ana Marta.

Pesquisa elaborada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) avaliou as condições de teletrabalho da categoria após mais de um ano de duração desse regime de trabalho durante a pandemia de Covid-19. Mais de 13 mil bancárias e bancários responderam ao questionário, que aponta maior incidência de diagnóstico positivo de Covid-19 (38%) entre os que permaneceram no trabalho presencial do que entre aqueles que passaram a modalidade em home office (23%).

“Pedimos para que os bancários contatem o Sindicato [veja contatos abaixo] ou informem a um dirigente sobre os impactos no dia a dia causados pela alteração do horário de atendimento das agências.”

Ana Marta Lima dirigente sindical e bancária do Santander

Procure o Sindicato

O Sindicato está monitorando todos os locais de trabalho e alertando os bancários. Como as informações estão sendo atualizadas constantemente, deixamos aqui nossos canais de comunicação.

Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? Deixe seu contato que vamos te ligar 

Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat  ou solicitação via formulário ou whatsapp.

 Em tempo real - Entre nessa página especial do nosso site para saber todas as notícias sobre o coronavírus (Covid-19) 

Redes Sociais - nossos canais no Facebook e Twitter estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia.

Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail.

seja socio