Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Campanha dos Bancários 2022

Com direitos garantidos e conquistas, bancários do BB aprovam acordo

Imagem Destaque
Imagem de um troféu, com os dizeres proposta aprovada

Os bancários do Banco do Brasil da base do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região aprovaram em assembleia virtual, realizada entre 19h de quarta-feira 31 e 19h desta quinta 1, com 53% dos votos, as propostas apresentadas pela Fenaban para renovação do Acordo Coletivo de Trabalho do banco público e da Convenção Coletiva de Trabalho. 

“Saímos desta Campanha Nacional com a certeza de que construímos, ao longo de mais de 10 rodadas de negociação, o melhor acordo possível para os trabalhadores do BB. Um acordo que derrotou a intenção do banco em reduzir os atuais três ciclos avaliatórios para descomissionamento a apenas um; que construiu uma boa cláusula de teletrabalho, com ajuda de custo, controle de jornada, e o compromisso do BB em debater a ampliação do home office; a revisão da PIP, na Previ; o combate ao assédio; a criação de mesas permanentes para debater temas de interesse do funcionalismo; entre outras conquistas” 

João Fukunaga, diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, e coordenador da CEBB

“Nas cláusulas econômicas, mesmo sabendo que nós, bancários, merecemos mais, conquistamos reajuste de 8% em 2022, que compensa quase a totalidade do INPC para a data-base; acrescido de um abono de R$ 1.000 no VA, que evitou qualquer perda econômica para a ampla maioria da categoria; 10% no VA e VR, um ganho real maior que 1%; 13% na parcela adicional da PLR, ganho real de 3,83%. E, para 2023, uma conquista importantíssima! Independente da situação econômica do país, temos garantida a reposição do INPC mais aumento real de 0,5%. Não tenho dúvidas que fomos bem sucedidos e agradeço aos bancários, especialmente aos do BB, que construíram a nossa mobilização” 

Getúlio Maciel, representante da Fetec-CUT/SP na CEBB.

Reajustes 

Para 2022:

  • Aumento de 10% em vales alimentação (VA) e refeição (VR), mais uma 14ª cesta alimentação de R$ 1.000,00 (paga até outubro);
  • Reajuste de 13% para a parcela adicional da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e reajuste do INPC nos demais valores fixos (o INPC na data-base da categoria foi confirmado em 8,83%);
  • Reajuste de 8% nos salários e em todas as demais verbas previstas na CCT, como o auxílio-creche/babá (o reajuste corresponde a 91% da inflação, confirmada em 8,83% na data-base da categoria, 1 de setembro).

Para 2023:

  • Reposição da inflação (INPC), mais aumento real de 0,5% para salários, PLR, VA/VR e todas as demais cláusulas econômicas.

PLR

O Banco do Brasil, na tarde desta quinta-feira 1, respondeu ofício da Contraf-CUT indicando o pagamento da PLR para segunda-feira (5).

GDP

Um dos principais entraves na mesa de negociação foi a insistência do banco em alterar critérios da GDP, reduzindo de três ciclos avaliatórios para descomissionamento para apenas um ciclo. Após uma dura negociação - que envolveu até mesmo a paralisação das negociações com a Fenaban pelo Comando Nacional dos Bancários, como forma de impedir o ataque aos direitos dos funcionários do BB - o banco recuou da proposta. 

Também ficou acordada a criação de uma mesa bipartite, com representantes do banco e dos trabalhadores, para debater o aprimoramento da GDP.

Previ

Entre os avanços conquistados pelos funcionários do BB está o compromisso do banco em viabilizar a proposta dos eleitos da Previ para revisão da PIP (Pontuação Individual do Participante). A revisão da PIP pode beneficiar, logo no início, mais de 14 mil associados da Previ e, ao longo dos próximos anos, com as mudanças na tabela, outros milhares. 

Regulamentação e ampliação do teletrabalho

Os funcionários do BB também conquistaram o compromisso do banco de alinhamento da instituição com a cláusula sobre teletrabalho que foi acordada com a Fenaban e constará na Convenção Coletiva de Trabalho, que prevê, entre outros pontos, controle de jornada e ajuda de custo para os trabalhadores que atuam ou vieram a atuar nesta modalidade.

Também ficou acordado que será realizada reunião, que deve ocorrer até novembro, para que representantes dos trabalhadores e do banco discutam a ampliação do percentual de funcionários e dos dias da semana em teletrabalho.

Banco de horas

O prazo para saldar o banco de horas negativas, que acabaria em outubro, foi ampliado até março de 2025, com até duas horas diárias acima da carga horária. Outra opção é a utilização das faltas abonadas para saldar o banco de horas negativas. 

Também foi conquistada a anistia para os trabalhadores contínuos e PCDs.

Assédio sexual

Ficou acordado o reforço do combate ao assédio sexual, alinhado com as medidas definidas pelo Comando Nacional dos Bancários e Fenaban: treinamento e formação do quadro para a promoção de debates sobre o tema; acolhimento das denúncias e apuração bipartite (banco e sindicato); proteção e assistência às vítimas; e punição dos culpados.

Mesas permanentes

Serão criadas mesas para debater demandas dos trabalhadores PSO (Plataforma de Suporte Operacional) e dos gerentes de serviço. 

Também serão realizadas mesas sobre:

•             Agências varejo, Estilo e escritórios digitais;
•             Prédios/departamentos (cenop’s e unidades de apoio, táticas e estratégias);
•             A situação dos funcionários egressos de bancos incorporados;
•             Encontro nacional sobre planos de cargos e salários e remuneração variável;
•             PAS Odontológico – deixar de usar a tabela com procedimentos e US, simplificando o processo mediante apresentação de orçamento e NF (até 20 mil até 48x);
•             CRBB – Melhora nas condições de trabalho dos atendentes; e
•             GDP – critérios para o aprimoramento e implementação dos ciclos de avaliação.

O banco sinalizou que irá incorporar, em seu novo programa de diversidade, propostas raciais e de gênero formuladas no 33º Congresso dos Funcionários do BB.

seja socio