Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Internacional

Em frente ao BNY Mellon, bancários defendem aposentadoria dos funcionários dos Correios

Imagem Destaque
Manifestação em frente ao BNY Mellon

Foi realizada nesta sexta-feira, 1º de setembro, uma manifestação em frente ao banco BNY Mellon, em Nova York, Estados Unidos, com o objetivo de pressioná-lo a ressarcir os prejuízos bilionários decorrentes da atuação de sua subsidiária no Brasil durante o período em que foi gestora de investimentos do Postalis, fundo de pensão dos trabalhadores dos Correios.

A atuação do BNY Mellon na gestão de investimentos do Postalis causou prejuízo sobretudo aos participantes do Plano de Benefício Definido (PBD), que tem mais de 79 mil participantes ativos e assistidos.

"No passado, o Banco BNY Mellon, com sede em Nova Iorque e subsidiárias no Brasil, recebeu por volta de R$ 6 bilhões para administrar fundos do Postalis, e a grande maioria desses investimentos teve prejuízos. Foram mal investidos e causaram prejuízo bilionário aos cofres do Postalis, comprometendo o futuro dos planos de benefícios dos trabalhadores dos Correios", diz o atual presidente do Postalis, Camilo Fernandes.

Desde 2015, o Postalis mantém ações no Brasil para reparação destes danos, que aguardam decisões definitivas da justiça. Além disso, atua como assistente de acusação na ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal, que busca responsabilizar o banco pelos prejuízos causados ao fundo de pensão. "Só o Ministério Público brasileiro tem uma ação que hoje está no valor aproximado de R$ 8 bilhões", relata Camilo.

Solidariedade internacional

A manifestação de hoje, convocada pela UNI Global Union, contou com a presença de líderes sindicais de todo o planeta, que estavam reunidos no 6º Congresso da UNI Global Union, encerrado na última quarta-feira 30, na Philadelphia, EUA.

Entre lideranças sindicais de todo o mundo presentes na manifestação, estavam a presidenta do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, Neiva Ribeiro; a secretária-geral do Sindicato, Lucimara Malaquias; a secretária de Organização e Suporte Administrativo do Sindicato, Ana Beatriz Garbelini; Juvandia Moreira, presidenta da Contraf-CUT e vice-presidenta da CUT; Ivone Silva, vice-presidenta da CUT-SP e presidenta do Instituto Lula; Gustavo Tabatinga, secretário-geral da Contraf-CUT; Fernanda Lopes, secretária da Mulher da Contraf-CUT; e Bianca Garbelini, secretária de Juventude da Contraf-CUT.

Camilo Fernandes agradeceu o apoio do Sindicato, da Contraf-CUT, da UNI Global Union e demais entidades na luta em defesa da aposentadoria dos trabalhadores dos Correios.

"Foi muito importante, neste momento que as negociações aqui no Brasil não avançam, com total desrespeito do banco, que nós aproveitamos o congresso da Uni Global Union para reunir dirigentes sindicais de todos os lugares do mundo, de várias categorias , para denunciar este problema enfrentado pelos trabalhadores dos Correios. Estão participando desta atividade de apoio Juvandia Moreira, Gustavo Tabatinga, Neiva Ribeiro, Ivone Silva, Lucimara Malaquias, Ana Beatriz Garbelini, Bianca Garbelini, Fernanda Lopes, Mário Raia, e muitos outros líderes sindicais do movimento bancário brasileiro. Essa solidariedade é muito importante para nós. Quero agradecer aos dirigentes sindicais de todo o mundo, em especial os bancários brasileiros, à UNI Global Union, na pessoa de Marcio Monzane, que esteve à frente da organização das manifestações. Esperamos que todo esse apoio, toda essa luta, se reverta em uma postura mais respeitosa do BNY Mellon. Que volte a negociar com seriedade e cumpra com sua responsabilidade, nos ajudando a reverter esse prejuízo que causou no passado", disse o presidente do Postalis.

"Viemos até o BNY Mellon para dar um recado ao banco: É inadmissível que os trabalhadores dos Correios tenham suas aposentadorias ameaçadas pela má gestão do banco. Os recursos são das trabalhadoras e trabalhadores dos Correios, e eles devem ser ressarcidos deste prejuízo", concluiu a presidenta do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, Neiva Ribeiro.

seja socio