Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Justiça eleitoral concedeu liminar de busca e apreensão que proíbe a c

Jornal dos bancários é censurado por coligação tucana

Imagem Destaque
A coligação do candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo, José Serra, entrou na Justiça contra o Sindicato dos Bancários de São Paulo, nesta quinta-feira (04), por julgar que a entidade cometeu crime eleitoral ao produzir matéria no jornal de circulação da entidade. A Justiça Eleitoral entendeu que houve “promoção” do candidato do PT, Fernando Haddad e que a matéria “denigre a imagem do candidato José Serra”. A ação liminar foi de busca e apreensão no Sindicato (Rua São Bento, 413, centro) e retirada da matéria no site (www.spbancarios.com.br).

A representação foi protocolada na 1ª Zona Eleitoral de São Paulo e assinada pela juiza Carla Themis Lagrotta Germano. A liminar afirma que a matéria veiculada no periódico teve ainda o apoio da diretoria do Sindicato dos Bancários. A ação foi de autoria da Coligação “Avança, São Paulo” (PSDB/PSD/PR/DEM/PV).

Folha – O jornal exibia(edição do dia 04/10) uma reportagem que analisava as propostas e o histórico dos candidatos que lideram a pesquisa à prefeitura de São Paulo: Russomano, Serra e Haddad.

“O Sindicato tem quase 90 anos e sempre defendeu a liberdade de expressão. Desde o ano passado estamos fazendo o debate, com os bancários, do que afeta a vida dos trabalhadores. Além da campanha salarial e por melhores condições de trabalho, somos um sindicato cidadão se preocupa com a cidade, o estado e o país em que os trabalhadores vivem. Sabemos da importância desse debate”, afirma a presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Juvandia Moreira. “Os trabalhadores têm direito a analisar as propostas dos candidatos. Pode haver divergência, mas repudiamos a censura e sempre lutamos pelo fortalecimento da democracia”, ressalta a dirigente. “Não denegrimos a imagem de ninguém. Só não podemos noticiar o plano de governo de um dos candidatos que não tem seu material divulgado nos sites oficiais da campanha.”

Revista do Brasil – Esta é a terceira vez que José Serra investe contra a liberdade de expressão dos trabalhadores. Em 2006 e 2010, duas edições da Revista do Brasil, uma que trazia o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outra com a então candidata à presidência Dilma Rousseff, foram censuradas por solicitação da coligação tucana à época daquelas eleições.

Dados – O jornal Folha Bancária circula desde 1939. O site da entidade funciona desde 2005, com 150 mil visitas por mês.

Categoria - São mais de 500 mil bancários no Brasil, sendo 138 mil na base do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.


Cecilia Negrão
Assessora de imprensa do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região
(11) 3188-5212 ou (11) 99485-4868
Email:
[email protected]
seja socio