São Paulo - Criado em 1992, o Centro de Documentação do Sindicato (Cedoc) reúne cerca de 1 milhão de documentos que contam a história das nove décadas da entidade, completadas em abril deste ano. São milhares de fotografias, vídeos em VHS, exemplares da Folha Bancária, jornais de bancos, informativos em geral e documentos como atas de assembleias. Desde segunda-feira 14, todo esse material está sendo digitalizado. É o primeiro passo de um projeto que visa a preservação do acervo e, posteriormente, sua disponibilização em site ou portal na internet.
“Trata-se de um material importantíssimo, que conta não só a história dessa entidade, mas também a do sindicalismo brasileiro e a do próprio país. Os trabalhadores foram e continuam sendo fundamentais para os rumos do Brasil. Com a digitalização, estaremos preservando um acervo que mostra isso”, destaca a diretora executiva do Sindicato Rita Berlofa.
Além disso, o projeto prevê uma etapa de indexação, ou seja, de descrição de cada arquivo digitalizado. É nessa etapa, por exemplo, que serão definidas as palavras-chave de cada arquivo para a ferramenta de busca online. Em seguida, vem a organização do material em site, com acesso ao público em geral. “Hoje esse arquivo já pode ser consultado e é muito procurado por pesquisadores, mas a ideia é ampliar e democratizar ainda mais o acesso, disponibilizando o material na internet”, explica Rita.
A previsão é que a digitalização seja finalizada em julho ou agosto de 2014. Durante todas as etapas do projeto, o Cedoc permanecerá fechado ao público, mas as consultas poderão ser feitas com agendamento prévio, pelo 3188-5309.
Andréa Ponte Souza - 17/10/2013
Linha fina
Centro de Documentação do Sindicato iniciou processo de digitalização de seu arquivo, que ficará disponível ao público pela internet
Imagem Destaque