Pular para o conteúdo principal

Sindicato investe na preservação da história

Linha fina
Centro de Documentação do Sindicato iniciou processo de digitalização de seu arquivo, que ficará disponível ao público pela internet
Imagem Destaque

São Paulo - Criado em 1992, o Centro de Documentação do Sindicato (Cedoc) reúne cerca de 1 milhão de documentos que contam a história das nove décadas da entidade, completadas em abril deste ano. São milhares de fotografias, vídeos em VHS, exemplares da Folha Bancária, jornais de bancos, informativos em geral e documentos como atas de assembleias. Desde segunda-feira 14, todo esse material está sendo digitalizado. É o primeiro passo de um projeto que visa a preservação do acervo e, posteriormente, sua disponibilização em site ou portal na internet.

“Trata-se de um material importantíssimo, que conta não só a história dessa entidade, mas também a do sindicalismo brasileiro e a do próprio país. Os trabalhadores foram e continuam sendo fundamentais para os rumos do Brasil. Com a digitalização, estaremos preservando um acervo que mostra isso”, destaca a diretora executiva do Sindicato Rita Berlofa.

Além disso, o projeto prevê uma etapa de indexação, ou seja, de descrição de cada arquivo digitalizado. É nessa etapa, por exemplo, que serão definidas as palavras-chave de cada arquivo para a ferramenta de busca online. Em seguida, vem a organização do material em site, com acesso ao público em geral. “Hoje esse arquivo já pode ser consultado e é muito procurado por pesquisadores, mas a ideia é ampliar e democratizar ainda mais o acesso, disponibilizando o material na internet”, explica Rita.

A previsão é que a digitalização seja finalizada em julho ou agosto de 2014. Durante todas as etapas do projeto, o Cedoc permanecerá fechado ao público, mas as consultas poderão ser feitas com agendamento prévio, pelo 3188-5309.


Andréa Ponte Souza - 17/10/2013

seja socio