Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Sem discriminação!

Bradesco: atenção, gestor! Barba pode sim!

Linha fina
Sindicato tem recebido recorrentes reclamações de que gestores não permitem o uso de barba pelos funcionários; banco reafirma que não existe qualquer proibição nesse sentido em seus normativos
Imagem Destaque
Arte: Linton Publio

São Paulo – O Sindicato entende que o empregador não pode interferir em questões ligadas à identidade do funcionário como, por exemplo, o uso de barba. Por isso, cobra dos bancos que respeitem a individualidade dos bancários. Entretanto, trabalhadores do Bradesco têm denunciado, de forma recorrente, perseguições e pressão por parte de gestores para que não usem barba.

> Assine o boletim eletrônico com notícias específicas do Bradesco
> Alô bancário: barba, se não é proibida, pode!

“Toda semana recebemos uma nova reclamação. Questionamos o banco e repetidas vezes a resposta é a mesma: não existe qualquer proibição ao uso de barba nos normativos do Bradesco. Portanto, se o gestor `não gosta´ de barba, ele que abra a sua própria empresa e proíba seus funcionários de utilizá-la, uma vez que na empresa onde ele trabalha não existe essa proibição”, diz a diretora do Sindicato e bancária do Bradesco, Erica de Oliveira.

A dirigente enfatiza ainda que o uso da barba não pode justificar demissões, com ou sem justa causa. “Se não existe proibição, o bancário não pode sofrer qualquer pressão ou perseguição, e muito menos ser demitido, por usar barba. O gestor deve respeitar a individualidade do trabalhador. Não é uma questão de gosto. Por outro lado, cabe ao Bradesco reorientar os gestores que insistem em discriminar esteticamente seus subordinados.”

Denuncie – O bancário que se sentir discriminado, perseguido ou ameaçado por usar barba deve denunciar ao Sindicato por intermédio dos dirigentes, pela Central de Atendimento (3188-5200), pelo WhatsApp da entidade (11 97593-7749) ou via canal de denúncias Assuma o Controle. O sigilo é garantido.

"O Sindicato, a partir de cada denúncia, está intervindo no local de trabalho caso a caso. Vamos continuar com nossas ações, no prosseguimento das denúncias dos trabalhadores e exposição da questão nos nossos canais de comunicação, até que tenha fim essa `cultura interna´ de discriminação estética", destaca Erica.

 Caso antigo – Em 2010, o Bradesco foi condenado pela Justiça do Trabalho a pagar indenização de R$ 100 mil, destinada ao FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), por discriminação estética a seus funcionários que usavam barba. Mesmo assim, em 2015, um bancário foi demitido da instituição exatamente por esse motivo, apesar de o banco alegar que não foi essa a razão da dispensa.

Em fevereiro de 2016, após denúncias de bancários, o Sindicato propôs o desafio da barba, sugerindo que trabalhadores que desejassem permanecessem uma semana sem se barbear. Caso fossem punidos por isso, deveriam entrar em contato com os dirigentes. O desafio foi um sucesso e teve grande adesão, provando que a alegada “questão cultural”, usada elo banco para justificar o fato de trabalhadores não usarem barba, não era um argumento sustentável.

seja socio