O Sindicato e a Associação dos Funcionários Aposentados do Banco do Brasil (AFABB) realizaram protesto, nesta quinta-feira 24, em defesa da Cassi. O ato ocorreu em frente ao prédio do banco na Avenida Paulista.
“A Cassi está seriamente ameaçada por conta da sua atual situação financeira e a negativa do banco em retomar negociações para a construção de uma proposta para salvar a caixa de assistência.”, explica o dirigente sindical e membro da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, Getúlio Maciel.
> Sindicalize-se e fortaleça a luta em defesa dos direitos dos bancários
Segundo o dirigente, a preocupação de todos, funcionários ativos e aposentados, diz respeito a não manutenção da Cassi por ocasião do impasse das negociações e do descaso na busca de uma solução, o que pode impactar negativamente na qualidade de vida pós-laboral daqueles que durante anos construíram um dos maiores planos de saúde de autogestão do país.
“Não podemos deixar a decisão sobre a Cassi para o parecer da Direção Fiscal da Agência Nacional de Saúde, o que pode causar a sua inviabilidade econômico-financeira e fechar os planos de saúde”, destaca.
A expectativa é de que as entidades representativas dos funcionários e aposentados do BB, juntamente com os diretores da Cassi indicados pelo banco, cheguem a uma proposta de consenso.
“É possível construir alternativas de consenso, como vinha sendo feito, tanto nos itens de governança quanto nos de custeio. O que não podemos é abrir de buscar soluções para a Cassi. Estamos falando da saúde de milhares de associados. Essa deve ser a prioridade de todas as partes que fazem parte desse debate”, conclui Getúlio.