Em reunião, realizada nesta sexta 2, Sindicato e Apcef/SP cobraram a Geber (Gestão de Benefícios), área da matriz responsável pela gestão dos vales alimentação e refeição, sobre as reclamações dos empregados quanto à Verocard, que não possui uma rede credenciada minimamente a altura da necessidade dos trabalhadores do banco público.
“A rede credenciada não atende aos empregados da Caixa. Não está acontecendo o esforço necessário para ampliação da rede credenciada, de forma a garantir que os empregados possam fazer suas refeições. O banco precisa se lembrar que os vales são direitos conquistados pelos empregados e, ao fazer uma licitação com um padrão que não garanta que todos eles possam utilizá-los no dia a dia, está cerceando esse direito. Existem relatos de locais que, inclusive, estão se descredenciando, e de estabelecimentos que não querem se credenciar com a Verocard, além da rede apresentada no site e no app não condizer com a realidade. São inúmeras as reclamações dos empregados. A empresa que o banco contratou não está atendendo as necessidades dos trabalhadores", enfatiza Tamara Siqueira, diretora do Sindicato e empregada da Caixa.
“Sindicato e Apcef/SP estão engajados, juntos, na cobrança por uma solução. Já nos reunimos com a Gipes/SP, com a própria Verocard, e agora com a área responsável da matriz, a Geber. A Verocard apresentou números de aumento de rede após nossas cobranças e das indicações dos empregados, mas isso continua sendo insuficiente”, acrescenta.
Desrespeito
Os representantes dos empregados também levaram ao conhecimento da Caixa a postura desrespeitosa por parte da Verocard em relação às cobranças por credenciamento de estabelecimentos. “A empresa não abre protocolo para acompanhar a solicitação e, quando se presta a responder os questionamentos dos empregados, muitas vezes age com desrespeito, deboche. Uma situação absurda, que não vamos aceitar”, destaca Kardec de Jesus Bezerra, diretor-presidente da Apcef/SP.
“Deixamos claro que queremos uma solução efetiva para essa situação, o mais rápido possível. São dezenas de milhares de trabalhadores que estão tendo um direito, que é obrigação da Caixa assegurar, restringido”, conclui Kardec.
O Sindicato segue acompanhando o aumento da rede. É fundamental que os empregados indiquem ao Sindicato os locais que solicitaram credenciamento pela Verocard e não foram atendidos, assim como estabelecimentos que constam como credenciados, mas não estão.