Pular para o conteúdo principal

Curso aborda Agenda 2030 e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Imagem Destaque
Curso aborda objetivos de desenvolvimento sustentável e agenda 2030 da ONU

Grandes bancos que atuam no país, como Itaú, Santander e Bradesco, se comprometeram com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que fazem parte da Agenda 2030, criada em 2015 por líderes mundiais na sede da Organização das Nações Unidas (ONU).

Visando inserir bancários e demais interessados nesta pauta, a Faculdade 28 de Agosto, em parceria com o Sindicato, oferecem o curso Desenvolvimento Sustentável e experiências de implementação, que busca compreender a Agenda 2030 e os ODS, e apresentar exemplos de implementação em governos locais, empresas e organizações não-governamentais.

O valor do investimento é de apenas R$ 100 para associados ao Sindicato, e de R$ 200 para o público em geral. Para mais informações, entre em contato via WhatsApp.

>CLIQUE AQUI e faça agora a sua inscrição

As aulas serão ministradas pela doutora em Ciências Sociais Lilian Rose Arruda (veja currículo abaixo), e os encontros serão on-line e ao vivo, sempre às quintas-feiras, nos dias 11,18 e 25 de novembro, das 19h30 às 21h30, totalizando seis horas de curso.

Haverá certificado para quem cumprir 75% da carga horária – que poderá ser usado para cumprimento de Horas Complementares em cursos de graduação nas mais diversas áreas do conhecimento.

“Além disso, superintendentes, gestores, coordenadores e demais interessados que atuam nas instituições financeiras se beneficiam do conteúdo do curso, haja vista que estão sendo colocadas em evidência as orientações com base no conceito ESG [sigla em inglês para “environmental, social and governance” – ambiental, social e governança]”, enfatiza Ana Tercia Sanches, professora e pesquisadora da Faculdade 28 de Agosto.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 9 de novembro, e a turma será confirmada mediante número mínimo de inscritos.

Objetivos do curso

Dentre os objetivos do curso estão contextualizar o surgimento da agenda 2030, os 17 ODS e as principais/ metas de implementação; apresentar indicadores e ferramentas de implementação (SDG Compass - Guia das ODS para as empresas, indicadores Ipea); e expor exemplos de implementação em governos, ONGs e empresas.

As aulas serão ministradas por Lilian Rose Arruda. Doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP, Arruda foi coordenadora da equipe de pesquisa no Instituto Observatório Social e atua como pesquisadora, consultora e formadora nas áreas de Trabalho Decente e Desenvolvimento Sustentável.

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável

Em setembro de 2015, representantes dos 193 Estados-membros da ONU se reuniram em Nova York e reconheceram que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável.

Ao adotarem o documento “Transformando o Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, os países comprometeram-se a tomar medidas para promover o desenvolvimento sustentável nos próximos 15 anos.

A Agenda 2030 é um plano de ação, que busca fortalecer a paz universal. O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas, para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta. São objetivos e metas para que todos os países adotem, de acordo com suas próprias prioridades, e atuem no espírito de uma parceria global que orienta as escolhas necessárias para melhorar a vida das pessoas, agora e no futuro.

seja socio