O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região recebeu diversas denúncias sobre as péssimas condições de trabalho na agência 0048 SP Bairro da Lapa, do Itaú. A agência estava sem condições de funcionamento devido a obras durante o expediente: mau cheiro, poeira, fiação exposta, barulho, refeitório sem condições de uso e muito entulho na área de trabalho, expondo funcionários e clientes a riscos de acidente.
O Sindicato esteve no local, constatou as más condições de trabalho, e acionou o banco imediatamente para que fossem tomadas providências. Cobrado pelo Sindicato, o banco contatou as áreas envolvidas para que resolvessem os problemas e eliminassem os riscos de acidentes no local. Dirigentes sindicais voltaram à unidade no dia seguinte para conferir se o banco havia tomado providências, e constataram que o local já não oferecia perigo para trabalhadores e clientes.
“Após nossa intervenção, a agência voltou a apresentar condições de funcionamento. Mas como a obra continua, continuaremos acompanhando seu andamento e se percebemos que está causando algum incômodo, principalmente aos funcionários que passam toda sua jornada de trabalho no local, cobraremos novamente o Itaú”, diz o dirigente do Sindicato, Sérgio Francisco.
Assédio moral
O Itaú reduziu os problemas resultantes da obra, mas o Sindicato apurou que na mesma agência há casos de assédio moral. “Recebemos as denúncias de assédio e de imediato comunicamos ao banco. Estamos aguardando uma posição do Itaú quanto a isso”, relata o dirigente.
“É de responsabilidade do banco manter as condições de saúde e condições de trabalho", acrescenta.
Antes da abertura da agência, reunimos os trabalhadores para alertá-los sobre a importância do Sindicato nos locais de trabalho. Também abordados temas como assédio moral, saúde e condições de trabalho e pressão exacerbadas por metas, e destacamos que para que a entidade possa agir em defesa dos bancários, é fundamental que eles procurem o Sindicato para denunciar desrespeitos”, orienta Sérgio Francisco.
Contate o Sindicato por meio da Central de Atendimento, por telefone (3188-5200), via WhatsApp, chat ou e-mail.
“Também é fundamental que os bancários se sindicalizem. O que faz um sindicato forte para atuar em defesa dos trabalhadores é sua representatividade, ou seja, é um maior número de sócios”, acrescenta o dirigente Amauri Silva (você pode se sindicalizar pelo site, veja ao final do texto).
Retorno ao presencial nos polos administrativos
Após o banco anunciar o retorno ao trabalho de forma voluntária nos polos administrativos, o Sindicato está visitando periodicamente os locais para conferir as condições de trabalho e as medidas de saúde e segurança.
Nas visitas foram identificadas várias irregularidades como funcionários sem máscara ou o uso incorreto de máscara, locais sem distanciamento e sem fiscalização nas portarias.
O Sindicato comunicou o banco sobre as irregularidades para que medidas imediatas sejam tomadas. E continuará com as visitas nos polos administrativos para averiguar as condições de segurança.
Acordo coletivo de trabalho Área de Veículos
Bancários do Itaú da área de veículos aprovaram em assembleia virtual, no dia 25 de outubro, acordo coletivo de trabalho para a regulamentação da jornada extraordinária (sábados, domingos e feriados), com vigência de dois anos a contar a partir de 1º de julho de 2021.
“O Sindicato alerta para a importância de manter acordos coletivos de trabalho para garantir os direitos dos trabalhadores”, diz Sérgio Francisco.