Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Dia Mundial da Saúde Mental

Saúde Mental: por um mundo do trabalho livre de assédio

Imagem Destaque
Arte em desenho mostra uma figura feminina focada do ombro para cima. Dentro de sua cabeça saem flores. O fundo da arte é roxo e nele flutuam figuras como cruzes e corações

O Dia Mundial da Saúde Mental é celebrado nesta terça-feira 10 de outubro. É uma data internacional para a educação, conscientização e defesa da saúde mental contra o estigma social.

>Participe da pesquisa sobre adoecimento no ramo financeiro

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.

O conjunto de transtornos chega a mais de 300 tipos. Os mais comuns são ansiedade e depressão, problemas que atingem muitos brasileiros, como revelam diversas pesquisas.

Um levantamento da OMS em 2017 apontou o Brasil como o país com o maior índice de ansiosos do mundo (9,3% ou 18 milhões de pessoas) e o terceiro maior em depressivos (5,8% ou 11 milhões), muito próximo dos EUA e da Austrália (5,9%).

“Por isto a importância de as pessoas buscarem tratamento psicológico, de perderem o preconceito e também darem atenção ao tema. O trabalho também é um fator muito sério de adoecimento. Por isto o Sindicato luta para que os bancos adotem melhores práticas de organização profissional, eliminando o assédio moral para o cumprimento de metas inatingíveis, e o assédio sexual. Os trabalhadores devem ficar atentos com a sua saúde mental e à dos seus colegas.”

Valeska Pincovai, secretária de Saúde do Sindicato e bancária do Itaú

Identifique e previna-se de doenças mentais no trabalho

  • Reconheça sinais de depressão entre os colegas, como tristeza excessiva, falta de esperança, perda de interesse em atividades que antes traziam prazer e modificações de apetite e hábitos de sono;
  • Busque ajuda quando necessário e apoie quem esteja precisando de ajuda;
  • Pratique o autocuidado.

Apesar de representar cerca de 1% do emprego formal no Brasil, a categoria bancária representa 25% dos afastamentos acidentários (B91) por doenças mentais e comportamentais no país. Em 2012, esse percentual era de 12%.

Entre 2017 e 2022, o número de afastamentos nos bancos aumentou 26,2%, enquanto no geral a variação foi de 15,4%, ou seja, entre os bancários a variação foi 1,7 vezes maior.

Já nos afastamentos Acidentários (B91), as doenças mentais e comportamentais saíram de 30% do total entre a categoria bancária, em 2012, para 57% em 2022. E as doenças nervosas saíram de 9% para 15%.

“Outros transtornos ansiosos” não constavam entre as 5 principais causas de afastamentos acidentários da categoria bancária em 2012. Em 2022, foram o maior motivador dos afastamentos: 23% do total.

Os números são do Instituto Nacional do Seguro Social Tratamento e análise (SmartLab), e do Sistema Único de Benefícios (SUB), e foram compilados pelo Dieese.

“Muito se fala da saúde mental como se fosse uma questão à parte da vida das pessoas. A saúde mental depende de vários aspectos, entre os quais, como nos sentimos integrados, acolhidos, seguros e amparados junto à família, ao nosso círculo social e à sociedade como um todo, como nos sentimos realizados, reconhecidos e valorizados em nosso trabalho”, afirma Maria Maeno, médica pesquisadora da Fundacentro.

“Não nos faz bem um mundo que nos conduz ao individualismo e nos induz a perseguirmos desempenhos crescentes em tudo e a esquecer valores como a solidariedade e a igualdade. Não nos faz bem um mundo em que o trabalho e os trabalhadores são desvalorizados. Cuidar da saúde mental é construir um mundo em que os valores da solidariedade e da igualdade social predominem”, acrescenta.

Dicas para cuidar da saúde mental

  • Adote uma alimentação saudável;
  • Faça uma terapia com profissional;
  • Invista na qualidade do sono;
  • Pratique exercícios físicos;
  • Pratique o amor-próprio;
  • Tenha um tempo para meditar;
  • Valorize sua vida pessoal e sua família;
  • Valorize o lazer;
  • Valorize seu sindicato, pois ele defende sua saúde.

Menos Metas, Mais Saúde

O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região mantém a campanha Menos Metas, Mais Saúde, e pressiona os bancos, nas redes sociais e nas ruas, para que promovam um ambiente de trabalho mais saudável por meio da diminuição das metas e da ampliação das contratações.

Procure o Sindicato

Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? Acesse nosso Canal de Denúncias.

Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat  ou solicitação via formulário ou whatsapp.

Redes Sociais - nossos canais no FacebookTwitter e Instagram estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da categoria bancária.

Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail.

 

seja socio