Pular para o conteúdo principal

Demissões no Itaú causam insatisfação nos bancários

Linha fina
Setor do GOC do Centro Administrativo Tatuapé dispensou vários trabalhadores de uma só vez; área possui histórico de demissões
Imagem Destaque

São Paulo – Insegurança e incerteza sobre o futuro. É assim que estão se sentindo os trabalhadores da Gerência de Operações Centralizadas (GOC) do Centro Administrativo Tatuapé (CAT), após a demissão de seis bancários do setor na segunda-feira 12. Manutenção de contas e Protesto foram as áreas atingidas com as dispensas.

De acordo com o diretor da Fetec-CUT/SP Sérgio Lopes, o Serginho, nos últimos meses outros bancários do setor foram demitidos sob alegação de baixa produtividade. Entre os dispensados estavam pessoas com deficiência e bancários mais antigos da área. “É bem contraditória a alegação do banco, pois sabemos que um funcionário com deficiência precisa ter condições específicas de trabalho e ter o reconhecimento da sua limitação em seu cotidiano. Além disso, bancários antigos e experientes também estavam na lista da dispensa”, contestou o dirigente.

Serginho explicou que entre os demitidos há relatos esclarecendo que a justificativa do gestor para a dispensa seria a “contenção de custos”. “Conforme as denúncias que já recebemos, é possível perceber que na área há uma prática constante de assédio e abuso. É a típica ideia de gestão do ‘pede para sair’”, explicou o diretor, ao ressaltar que essa área possui um histórico de demissões.

“Nós não concordamos com a postura adotada pelo banco de dispensa imotivada de trabalhadores, ainda mais por saber que essa não é uma prática isolada. O Sindicato tomará providências e estudará medidas para garantir o emprego dos bancários, que estão inseguros com a atual situação que se instalou no setor”, finalizou o dirigente.


Tatiana Melim – 14/11/2012

seja socio