Pular para o conteúdo principal

Funcionários do Sofisa aprovam acordo

Linha fina
Assembleia deliberou licença-maternidade ampliada, acordo de prevenção de conflitos no ambiente de trabalho e também programa próprio na participação dos lucros. Sindicato está de olho em metas individuais
Imagem Destaque

São Paulo – Em assembleia, os funcionários do banco Sofisa aprovaram por unanimidade acordo de participação nos resultados, de prevenção de conflitos no ambiente de trabalho e licença-maternidade ampliada. A deliberação foi na quarta-feira 21.

É a primeira vez que um acordo é celebrado com o Sindicato. A vigência do programa próprio é de janeiro a 31 de dezembro de 2012. O banco conta com 292 funcionários e o programa prevê a distribuição de até 10% do lucro líquido anual da empresa, com piso de R$ 300. O valor será adicional, portanto, não será compensado na PLR prevista na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

Para cada área foi aprovado um teto para o pagamento. Para os empregados da área administrativa e vendas, captação e tesouraria, o pagamento será de até 24 salários. Já para diretores empregados, o teto é de 10 salários.

O acordo também contempla os dispensados sem justa causa, demissionários e aposentados durante o exercício, que receberão o valor proporcional do programa próprio.

A antecipação já foi feita pelo banco no dia 30 de agosto. Eventuais diferenças decorrentes da CCT 2012/2013 serão pagas na segunda parcela, em 28 de fevereiro de 2013.

Sindicato de olho – O departamento jurídico do Sindicato apurou que o banco não havia feito o pagamento da antecipação da parcela adicional, e o pagamento integral também será feito no dia 28 de fevereiro.

Para a distribuição do programa próprio, o acordo prevê lucro do banco, influência da área no resultado e performance individual do empregado. No entanto, o Sindicato não identificou no acordo a forma como a influência da área do funcionário impacta em sua participação no lucro. Representantes do Sofisa foram questionados a esse respeito e também quanto à subjetividade das metas individuais.

A alegação é que não haveria mais tempo de rever tais questões, tendo em vista o adiantado da data. A orientação, do departamento jurídico e da subseção do Dieese no Sindicato, atendida pelo banco, foi a de inclusão de cláusula de compromisso no acordo, para rever a regra para o exercício de 2013, com o objetivo de reduzir metas individuais dos funcionários.


Redação – 23/11/2012

seja socio