Pular para o conteúdo principal

Bancários arrancam acordo inovador do Santander

Linha fina
Aditivo aprovado nessa quarta traz, entre outros avanços, primeiro compromisso assinado por um banco em torno de boas práticas para melhorar condições de trabalho
Imagem Destaque

São Paulo - Após cinco rodadas de negociação, protestos e dia nacional de luta, os bancários do Santander já podem comemorar seu novo acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho. Assembleia realizada nessa quarta-feira aprovou por unanimidade as cláusulas do documento (veja quadro abaixo), que traz uma importante inovação: o primeiro termo sobre boas práticas nas relações laborais e na prestação dos serviços financeiros.

> Mais direitos para bancários do call center

Após a conquista da Campanha Nacional 2014, em que os bancos se comprometem a fazer o monitoramento de resultados “com equilíbrio, respeito e de forma positiva para prevenir conflitos nas relações de trabalho”, as negociações com o Santander avançaram e resultaram no termo que tem por objetivo melhorar as condições de trabalho.

“Conseguimos incluir pontos que devem fazer diferença na rotina dos trabalhadores”, avalia a diretora executiva do Sindicato Rita Berlofa, que coordenou todo o processo negocial. “Agora vamos acompanhar para que esses avanços se reflitam na realidade dos bancários. Isso é fundamental.”

Principais pontos – Intitulado Relações Laborais e Prestação de Serviços Financeiros – Boas Práticas, o termo assinado pelo Santander afirma visar “aprimorar a relação de trabalho entre o banco e seus funcionários, para que seja cada vez mais, equilibrada, respeitosa, responsável e ética”. Para isso, recomenda aos gestores, dentre outros pontos, que façam “acompanhamento da evolução das atividades de sua equipe de forma orientativa e evitem tom de cobrança”; “não exponham sua equipe ou um funcionário individualmente em reuniões”; “que as reuniões de planejamento das agências devem ser restritas ao horário da manhã e limitadas a 30 minutos, sempre durante a jornada de trabalho”, com o objetivo de “orientar e dar foco de maneira inspiradora e motivacional, sempre observando o respeito aos funcionários e sem caráter exclusivo de acompanhamento de produção”.

> Leia o termo de Relações Laborais

O termo reforça, ainda, outras conquistas da categoria como a proibição da “exposição de ranking nominal em qualquer ambiente público, mesmo áreas internas da agência”; “divulgação de resultados ou ranking individual, inclusive por e-mail, citando o nome dos funcionários do local com baixa performance” e “cobrança de cumprimento de resultados por mensagens, no telefone particular do funcionário”.

Proíbe também “condutas que possam expor negativamente o funcionário”, como o “pagamento de castigos/brincadeiras em caso do não cumprimento de metas ou divulgação de lista com nome de funcionários destacando com cores ou símbolos os baixos desempenhos”.

Venda responsável – Negociado durante muito tempo com o Santander, o termo agora assinado prevê também ações para melhorar a relação com os clientes. Assim, entre as práticas recomendas estão orientações para que os trabalhadores, por exemplo, “efetuem a contratação de produtos e serviços somente a partir das explicações do conteúdo, benefícios e custos ao cliente”; “divulguem amplamente os preços das tarifas dos produtos e serviços”; “estimulem o compromisso com o uso consciente do crédito pelos clientes e reforcem o compromisso com práticas de vendas responsáveis na comercialização dos produtos, no assessoramento e no apoio à educação financeira para ajudá-los a fazer as escolhas que melhor atendam às suas necessidades”.

Rita comemora os resultados. “Conseguimos fazer o banco manter o aditivo criado ainda nos tempos de Banespa. Ao longo desses 14 anos uma luta árdua vem garantindo aos trabalhadores a manutenção de direitos e até mesmo a conquista de outros, como está acontecendo agora. Isso é resultado da mobilização e organização da categoria ao lado do Sindicato”.


Redação - 26/11/2014

seja socio