São Paulo - Após cinco rodadas de negociação, protestos e dia nacional de luta, os bancários do Santander já podem comemorar seu novo acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho. Assembleia realizada nessa quarta-feira aprovou por unanimidade as cláusulas do documento (veja quadro abaixo), que traz uma importante inovação: o primeiro termo sobre boas práticas nas relações laborais e na prestação dos serviços financeiros.
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Após a conquista da Campanha Nacional 2014, em que os bancos se comprometem a fazer o monitoramento de resultados “com equilíbrio, respeito e de forma positiva para prevenir conflitos nas relações de trabalho”, as negociações com o Santander avançaram e resultaram no termo que tem por objetivo melhorar as condições de trabalho.
“Conseguimos incluir pontos que devem fazer diferença na rotina dos trabalhadores”, avalia a diretora executiva do Sindicato Rita Berlofa, que coordenou todo o processo negocial. “Agora vamos acompanhar para que esses avanços se reflitam na realidade dos bancários. Isso é fundamental.”
Principais pontos – Intitulado Relações Laborais e Prestação de Serviços Financeiros – Boas Práticas, o termo assinado pelo Santander afirma visar “aprimorar a relação de trabalho entre o banco e seus funcionários, para que seja cada vez mais, equilibrada, respeitosa, responsável e ética”. Para isso, recomenda aos gestores, dentre outros pontos, que façam “acompanhamento da evolução das atividades de sua equipe de forma orientativa e evitem tom de cobrança”; “não exponham sua equipe ou um funcionário individualmente em reuniões”; “que as reuniões de planejamento das agências devem ser restritas ao horário da manhã e limitadas a 30 minutos, sempre durante a jornada de trabalho”, com o objetivo de “orientar e dar foco de maneira inspiradora e motivacional, sempre observando o respeito aos funcionários e sem caráter exclusivo de acompanhamento de produção”.
> Leia o termo de Relações Laborais
O termo reforça, ainda, outras conquistas da categoria como a proibição da “exposição de ranking nominal em qualquer ambiente público, mesmo áreas internas da agência”; “divulgação de resultados ou ranking individual, inclusive por e-mail, citando o nome dos funcionários do local com baixa performance” e “cobrança de cumprimento de resultados por mensagens, no telefone particular do funcionário”.
Proíbe também “condutas que possam expor negativamente o funcionário”, como o “pagamento de castigos/brincadeiras em caso do não cumprimento de metas ou divulgação de lista com nome de funcionários destacando com cores ou símbolos os baixos desempenhos”.
Venda responsável – Negociado durante muito tempo com o Santander, o termo agora assinado prevê também ações para melhorar a relação com os clientes. Assim, entre as práticas recomendas estão orientações para que os trabalhadores, por exemplo, “efetuem a contratação de produtos e serviços somente a partir das explicações do conteúdo, benefícios e custos ao cliente”; “divulguem amplamente os preços das tarifas dos produtos e serviços”; “estimulem o compromisso com o uso consciente do crédito pelos clientes e reforcem o compromisso com práticas de vendas responsáveis na comercialização dos produtos, no assessoramento e no apoio à educação financeira para ajudá-los a fazer as escolhas que melhor atendam às suas necessidades”.
Rita comemora os resultados. “Conseguimos fazer o banco manter o aditivo criado ainda nos tempos de Banespa. Ao longo desses 14 anos uma luta árdua vem garantindo aos trabalhadores a manutenção de direitos e até mesmo a conquista de outros, como está acontecendo agora. Isso é resultado da mobilização e organização da categoria ao lado do Sindicato”.
Redação - 26/11/2014
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Aditivo aprovado nessa quarta traz, entre outros avanços, primeiro compromisso assinado por um banco em torno de boas práticas para melhorar condições de trabalho
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