Pular para o conteúdo principal

Associados do Economus cobram negociação do BB

Linha fina
Protesto de bancários aposentados e da ativa reforçou descontentamento com o tratamento do banco aos originários da Nossa Caixa e diálogo a fim de solucionar a crise que atinge o plano
Imagem Destaque
Foto: Seeb-SP

Cerca de 200 bancários associados ao Economus se deslocaram de diversas partes do estado nesta sexta-feira 29 para cobrar do Banco do Brasil mesa de negociação a fim de solucionar a crise que atinge o plano, e para obtenção dos mesmos direitos da Cassi e da Previ. O Economus é o plano de saúde e de previdência dos bancários da Nossa Caixa, banco público do estado de São Paulo vendido durante o governo de José Serra para o Banco do Brasil, em 2009.

A manifestação também reforçou a denúncia do Ministério Público Federal pedindo apuração das responsabilidades causadoras do agravamento do déficit no Economus e no plano de saúde dos aposentados, o Feas.

O ato teve concentração às 10h, em frente ao prédio do Banco do Brasil localizado na rua XV de Novembro (antiga sede da Nossa Caixa). Ali, uma apresentação lúdica denunciou à população a situação dos oriundos da Nossa Caixa. 

De lá, os manifestantes marcharam pelas ruas do centro de São Paulo até a sede do Economus, na rua Quirino de Andrade.  Lá, uma comissão entregou um documento contendo as reivindicações dos associados. 

Os associados querem abrir negociação para cobrar do banco:

1. Auditoria completa no plano BD para apurar as origens e responsabilidades de todos os fatores geradores de déficits

2. Incorporação de todos os funcionários, da ativa e aposentados pela Cassi, com o mesmo tratamento dos funcionários BB

3. Reforma do Estatuto do Economus nos seguintes pontos:

       a) Paridade na Diretoria Executiva, com a eleição de 2 diretores executivos

       b) Quórum qualificado de dois terços no Conselho Deliberativo para as decisões mais importantes como alteração no custeio, aprovação de balanço e outros

       c) Fim do voto de minerva no plano CD

seja socio