Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Banco do Brasil

A funcionários da Ditec, Sindicato reforça compromisso com isonomia de direitos

Imagem Destaque
Imagem da reunião entre o Sindicat e a Ditec. A foto mostra uma sala onde estão reunidos, em uma mesa comprida e branca representantes do sindicato e funcionários

Em reunião com os funcionários do Banco do Brasil lotados na Ditec, o Sindicato dos Bancários de São Paulo reforçou seu compromisso com a isonomia de direitos dos bancários lotados na área.

“A Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil [CEBB] incluiu no seu planejamento discutir a questão da isonomia salarial para os trabalhadores da Ditec em todo o território nacional. Vamos levar ao banco a reivindicação do pagamento da sétima e da oitava horas como horas extras, da mesma forma que foi recentemente garantido aos funcionários lotados em Brasília”, afirma Antonio Netto, dirigente do Sindicato e representante da Fetec/CUT-SP na CEBB.

Previ

Na mesma reunião realizada de forma híbrida (presencial e online) na quarta-feira 23, os representantes dos trabalhadores esclareceram dúvidas relacionadas à Cassi, à Previ e ao Economus.

Foram debatidos os ataques que a Previ vem enfrentando nos últimos meses, e enfatizada a importância da defesa da caixa de previdência, e de se posicionar contra agentes do mercado no comando do fundo dos trabalhadores do BB – o que colocaria em risco sua autonomia, a soberania dos trabalhadores sobre seu futuro e o direito à aposentadoria segura.

“Ressaltamos que a Previ é uma entidade com governança sólida e submetida a fiscalização rigorosa feita por instâncias internas e externas, incluindo órgãos como a Previc, Comissão de Valores Mobiliários e o Banco Central”, relata Ana Paula Vieira, dirigente sindical e bancária do BB.

“Destacamos ainda que a gestão da Previ é executada por governança reconhecida, mecanismos de controle rigorosos, e um corpo técnico qualificado, que passou pelo crivo da Previc. E nada mais justo que os trabalhadores, por meio dos seus representantes, administrem seu fundo de pensão”, acrescenta Ana Paula.

Cassi

Os representantes dos trabalhadores lembraram ainda que já estão em negociação com o banco sobre o custeio da Cassi visando construir uma solução permanente e sustentável para a assistência à saúde dos funcionários do banco.

Economus

Durante o encontro como os bancários da Ditec, os representantes sindicais explicaram que haverá reuniões trimestrais nas quais o banco deverá apresentar as atualizações sobre o grupo de trabalho encarregado de elaborar uma proposta sobre o plano de saúde e de previdência para todos os egressos de bancos incorporados, como Nossa Caixa, Besc (Banco do Estado de Santa Catarina) e BEP (Banco do Estado do Piauí).

“O movimento sindical reivindica condições iguais para todos os bancários seja de instituições incorporadas, ou os que ingressaram no banco pós 2018, que não têm direito ao custeio por parte da empresa na aposentadoria”, afirma Ana Paula.

seja socio