Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Cinema Para Todos

CineB Solar: democratização do acesso ao cinema foi tema de redação do Enem

Linha fina
Parceria do Sindicato com a Brazucah Produções, projeto itinerante em comunidades da Grande São Paulo levou mais de 400 pessoas à sessão de “Bacurau” na ocupação Vila Nova Palestina do MTST, na sexta-feira 1º de novembro
Imagem Destaque
Foto: Danilo Ramos/Divulgação

Mais de 400 pessoas estiveram presentes à sessão de “Bacurau” promovida pelo CineB Solar na ocupação Vila Nova Palestina do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), na sexta-feira 1º de novembro. A exibição teve a presença da atriz Alli Willow, que estrelou o longa-metragem, de Jussara Basso, uma das coordenadoras da ocupação, e de Guilherme Boulos, coordenador do movimento, que lembrou os presentes da importância do projeto, uma parceria sustentável do Sindicato com a Brazucah Produções com o objetivo de democratizar o acesso ao cinema, tema da redação do Enem, realizado em todo o país neste domingo 3.

“Eu quero fazer um agradecimento especial ao pessoal do CineB Solar e dizer que é um trabalho fundamental trazer cinema para a comunidade. Muitas vezes, pelo preço do ingresso, o povo não pode ir ao cinema. Tem gente aqui que talvez nunca tenha entrado numa sala de cinema em sua vida e que vai assistir hoje a “Bacurau”. Se o povo não pode ir ao cinema, o CineB está trazendo o cinema até o povo”, disse Boulos, antes da exibição.

Cidálio Vieira, coordenador do CineB Solar, recebeu desde o domingo 3 uma série de mensagens de estudantes que prestaram o Enem e já estiveram em sessões do projeto. Para ele, o CineB Solar é também sala de aula. “Nossas sessões são uma aula de informação da importância da democratização do acesso ao cinema no Brasil. Nesta última, na ocupação Vila Nova Palestina, durante a abertura, Cynthia Alario, sócia da Brazucah Produções, trouxe uma informação de que apenas 10% dos municípios brasileiros têm salas de cinema. E nestes, os cinemas se concentram nas áreas de maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), excluindo e marginalizando a maioria da população. Temos, ainda, um outro porém no Brasil: um dos tíquetes médios mais altos do mundo”, enfatiza.

Sobre o projeto

O CineB é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, já atingiu um público superior a 66 mil espectadores em mais de 550 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo, Osasco e Região.

Desde abril do ano passado, com o nome de CineB Solar, o projeto passou a realizar sessões de filmes brasileiros ao ar livre de maneira sustentável, com energia solar captada por placas instaladas em um furgão e depois convertida em energia elétrica para alimentar os equipamentos de exibição, som e iluminação. Já foram exibidos na tela do CineB mais de 130 longas-metragens e 80 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas.

seja socio