Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Cinema Nacional

“Bacurau” e “Democracia em Vertigem” na tela do CineB Solar em outubro

Linha fina
Longa-metragem do diretor Kleber Mendonça Filho ainda será exibido na Ocupação Vila Nova Palestina, do MTST; já o documentário de Petra Costa terá sessão na Regional Osasco e na Fiam-Faam
Imagem Destaque
Foto: Divulgação

Dois dos filmes mais comentados dos últimos meses chegaram em outubro à tela do CineB Solar, uma parceria sustentável entre o Sindicato e a Brazucah Produções que utiliza energia limpa para levar o cinema nacional para as regiões periféricas de São Paulo Osasco e Região. São eles o longa-metragem Bacurau, premiado filme dos diretores Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, e o documentário Democracia em Vertigem, da cineasta Petra Costa. Além destes, o projeto exibe seis curtas premiados na Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis e também Que Horas Ela Volta?, da diretora Anna Muylaert. (veja abaixo a programação)

O primeiro foi exibido, em inédita sessão simultênea, na Sede do Sindicato, na quarta-feira 9 de outubro. Uma segunda sessão acontecerá no dia 1º de novembro, na ocupação Vila Nova Palestina do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). Ao final da sessão, os acompanharão a apresentação do projeto FurmigaDub, de Fabiano Formiga, multi-instrumentista paraibano formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que tocou por 13 anos nas Orquestras Sinfônicas do Estado e que desde 2011 se dedica à produção de faixas autorais. A banda é formada por Mestre Nico, Rafa Ella e David Neves. 

Já o documentário que analisa o processo de impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff terá sessão no auditório da Regional Osasco do Sindicato, na terça-feira 22, e também no Anfiteatro da Fiam-Faam Ana Rosa, um dia depois. 

"É uma grande alegria para nós democratizarmos o acesso ao cinema nacional e exibirmos, para pessoas que muitas vezes não têm recursos para ir ao cinema, filmes como Bacurau, vencedor do prêmio do júri do Festival de Cannes deste ano e atualmente em cartaz no circuito comercial, e também o documentário Democracia em Vertigem, disponível apenas no streaming, e considerado pela crítica do jornal New York Times um dos melhores filmes do ano”, enfatiza Cidálio Vieira, coordenador do CineB Solar.

"Nosso intuito nesta parceria entre o CineB e o MTST é trazer o pessoal de outras ocupações e criar um fato político em torno da sessão de Bacurau na ocupação Vila Nova Palestina", acrescenta Guilherme Boulos, coordenador do MTST, que estará na sessão do dia 1º de novembro. 

Os convites para acompanhar as exibições de Bacurau e Democracia em Vertigem do CineB Solar (à exceção da ocupação Vila Nova Palestina) podem ser solicitados pelo e-mail [email protected] (enviar nome completo e telefone).

Programação

DEMOCRACIA EM  VERTIGEM                                                         

DIA: 22 de outubro (terça- feira) - 19h

LOCAL: Auditório da  Regional de Osasco do Sindicato dos Bancários                                                                 

ENDEREÇO: Rua Presidente Castelo Branco, 150 – Osasco

DIA: 23 de outubro (quarta- feira)  - 9h

LOCAL: Anfiteatro da Fiam-Faam Ana Rosa                                                              

ENDEREÇO: Rua Vergueiro, 2009 – Vila Mariana, São Paulo

 

QUE HORAS ELA VOLTA?

DIA: 25 de outubro (sexta- feira)  - 19h

LOCAL:  E.E.Professor Leopoldo Santana                                                            

ENDEREÇO: R.Manoel Duarte Oliveira,151- Jd. Gismar. (perto do mercado Barbosa - próximo ao metrô Capão Redondo)

RETIRADA DE  CONVITES: na secretaria da escola

 

CURTAS de FLORIANÓPOLIS

DIA: 26 de outubro (sábado) - 19h

LOCAL:  Instituto PROF                                                                                                                        

ENDEREÇO:  Rua Ernest Renan,261- Paraisópolis                                                                                 

RETIRADA DE  CONVITES : na secretaria do Instituto PROF

DIA: 31 de outubro (quinta-feira) - 19h

LOCAL: Núcleo de Convivência de Idoso (NCI) Nossa Senhora de Lourdes

ENDEREÇO:  Av. pires do Rio, 3185 - Itaquera

RETIRADA DE  CONVITES:  no NCI   

Sinopses

Bacurau

É uma fábula que expõe o momento de violência e intolerância que a sociedade brasileira vive. Pouco após a morte de dona Carmelita, aos 94 anos, os moradores de um pequeno povoado localizado no sertão brasileiro, chamado Bacurau, descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa. Aos poucos, percebem algo estranho na região: enquanto drones passeiam pelos céus, estrangeiros chegam à cidade pela primeira vez. Quando carros se tornam vítimas de tiros e cadáveres começam a aparecer, Teresa (Bárbara Colen), Domingas (Sônia Braga), Acácio (Thomas Aquino), Plínio (Wilson Rabelo), Lunga (Silvero Pereira) e outros habitantes chegam à conclusão de que estão sendo atacados. Falta identificar o inimigo e criar coletivamente um meio de defesa.

Democracia em Vertigem

O documentário de Petra Costa retrata o processo de impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff e analisa toda a polarização política e a ascensão da extrema-direita ao poder. O filme conta com imagens internas e exclusivas dos bastidores do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, antes da prisão do ex-presidente Lula, e do Palácio da Alvorada, enquanto ocorria a votação para a queda de Dilma. Circulou por festivais e estreou na Netflix, o site mais popular de streaming do mundo, em julho.

Que Horas Ela Volta?

Lançado em 2015, passou no CineB e foi um dos maiores sucessos de crítica e público do cinema brasileiro à época. No filme, Regina Casé faz o papel de Val, a empregada doméstica que deixou a filha no interior de Pernambuco para passar 13 anos como babá do menino Fabinho, em São Paulo, e convive com a culpa de não ter criado Jéssica. Um dia, recebe um telefonema da filha que quer apoio para vir a São Paulo prestar vestibular.

Curtas/Sinopses:

“Dela” (8'15") 

Dela mora na Ilha de Itaparica com seu pai, Agenor. Na escola nova, os colegas acham seu nome estranho e seus cabelos esquisitos. A menina questiona seu pai, e a historia que ele conta muda a forma como ela vê a si mesma.

“O Véu de Amaní” (14'54")

Amaní é uma garotinha paquistanesa que mora no Brasil. Ao mudar de casa, a menina recebe um presente inesperado da sua nova amiga brasileira: um biquíni.

“Vivi Lobo e o Quarto Mágico” (13'00")

Uma história é sobre as portas que devemos abrir ao longo da vida, enquanto humanos, enquanto meninas.

“Mytikah - O Livro dos Heróis” (7'14")

Leco não consegue dormir, e Mytikah aparece para contar a história de Machado de Assis. As crianças encontram o escritor ainda jovem e conhecem seus personagens. Mais tarde, eles ajudam Machado a criar uma nova história usando a imaginação e conquistam a relíquia do herói.

“Bicho do Mato”  (15'33")

Jussara e sua família perdem tudo o que tinham quando suas terras são atingidas por chuvas intensas e violentas. Sem ter onde viver, eles deixam o campo para morar na cidade grande. A mudança trará muitas dificuldades para todos, em especial para Jussara, que precisará se adaptar a um mundo diferente do que ela conhecia.

“Dono de Casa” (8'00")

Um menino pede para brincar com as meninas. No início, ele é dono de uma oficina, mas, sem carros para consertar, ele precisa encontrar outro papel na brincadeira.

Sobre o projeto

O CineB Solar é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, já atingiu um público superior a 66 mil espectadores em mais de 550 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo, Osasco e Região.

A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Já foram exibidos na tela do CineB mais de 130 longas-metragens e 80 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas.

seja socio