Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Cinema Nacional

Com “Bacurau”, CineB faz primeira transmissão simultânea de sua história

Linha fina
Premiado longa-metragem dos diretores Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles foi exibido ao mesmo tempo nos auditórios Azul e Amarelo do Sindicato e em uma das salas de aula da Faculdade 28 de Agosto, no Edifício Martinelli
Imagem Destaque
Foto: Carlos Rizzo/Divulgação

A quarta-feira 9 foi histórica para o projeto CineB, uma parceria de 12 anos do Sindicato com a Brazucah Produções que tem por objetivo democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Pela primeira vez, houve sessão simultânea de um filme em mais de um local. O longa-metragem escolhido foi o premiado Bacurau, faroeste sertanejo dos diretores Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, exibido ao mesmo tempo nos auditórios Azul e Amarelo do Sindicato e em uma das salas de aula da Faculdade 28 de Agosto, no Edifício Martinelli.

Ao todo, lotaram os três espaços 309 pessoas, entre elas alunos e professores do Cieja Perus, da E.E. Herbert Baldus (Grajaú) e da E.E. Professor Leopoldo Santana (Capão Redondo) e representantes de entidades sociais. Além da entrada e da pipoca gratuitas, foram sorteadas aos presentes camisetas do CineB.

“Além de fato histórico, é uma grande alegria para nós democratizarmos o acesso ao cinema nacional e exibirmos, para pessoas que muitas vezes não têm recursos para ir ao cinema, um filme estupendo e de resistência como Bacurau, vencedor do prêmio do júri do Festival de Cannes deste ano. Ver todos os espaços que disponibilizamos no Sindicato lotados de espectadores prestigiando um filme desta envergadura, com discussão ao final da exibição e intensa participação do público, só engrandece o CineB”, enfatiza Cidálio Vieira, coordenador do CineB.

Cidálio lembra que Bacurau será novamente exibido pelo projeto no acampamento Nova Palestina do MTST dia 1º de novembro, uma sexta-feira, às 19h. “Será mais um sucesso de público, uma festa bonita com vários acampamentos do MTST presentes”, acrescenta.

Sobre o projeto

O CineB é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, já atingiu um público superior a 66 mil espectadores em mais de 550 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo, Osasco e Região.

Desde abril do ano passado, com o nome de CineB Solar, o projeto passou a realizar sessões de filmes brasileiros ao ar livre de maneira sustentável, com energia solar captada por placas instaladas em um furgão e depois convertida em energia elétrica para alimentar os equipamentos de exibição, som e iluminação. Já foram exibidos na tela do CineB mais de 130 longas-metragens e 80 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas.

seja socio