O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região apurou que o Santander vai fechar três agências na zona leste da capital: a Canta Galo, no Tatuapé; a Sampaio Vidal, na Vila Formosa; e a Vila Carrão, no bairro de mesmo nome. O Santander confirmou a informou ao Sindicato que a unidade da Canta Galo será encerrada nesta sexta-feira 8, e as outras duas no próximo dia 15.
“Cobramos do banco a manutenção dos empregos desses bancários, e o Santander nos garantiu que não haverá demissões e que todos serão transferidos para agências nos mesmos bairros das unidades em que trabalhavam”, diz o diretor do Sindicato e bancário do Santander, Marcelo Sá.
Segundo o Santander, os bancários da Canta Galo serão transferidos para a agência Francisco Marengo, também na região do Tatuapé. Os da agência Sampaio Vidal irão para a agência Eduardo Cotching, também na Vila Formosa. E os da agência Vila Carrão serão transferidos para a agência Carrão, no mesmo bairro.
O dirigente destaca que por mais que o banco garanta os empregos dos bancários, o fechamento de agências precariza o atendimento à população, e pode sobrecarregar o atendimento em outra unidade. “O Santander teve outro lucro recorde, de R$ 10,8 bilhões em setembro, um aumento de 20% em relação ao ano passado. Nada justifica que feche agências”, critica.
“Vamos acompanhar de perto o processo para garantir que o banco cumpra o que informou, transferindo os bancários para agências próximas do local em que trabalhavam, e que não haja demissões. Caso algum bancário seja demitido ou transferido para outro local que não o informado, deve entrar em contato com o Sindicato”, orienta Marcelo Sá.
O bancário pode procurar diretamente um dirigente ou entrar em contato pela nova Central de Atendimento, ou ainda pelo telefone: 11 4949-5998 ou whatsapp (11 97593-7749).