Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Nota de Pesar

Sindicato lamenta o falecimento de Clóves de Castro

Linha fina
Operário metalúrgico, Clóves de Castro lutou contra a ditadura militar, sendo preso pela Operação Bandeirantes em 1969. Posteriormente, ao ser libertado em 1971, voltou para a fábrica, para o movimento sindical, e em 1980 foi um dos fundadores do PT
Imagem Destaque
Reprodução

O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região lamenta profundamente o falecimento de Clóves de Castro, operário metalúrgico e um dos fundadores do PT (Partido dos Trabalhadores). Figura histórica para o movimento sindical e a esquerda, Clóves foi vítima de um câncer, aos 72 anos. 

Clóves foi dirigente do PCB (Partido Comunista Brasileiro); em 1967 rompeu com o PCB e ingressou na ALN (Ação Libertadora Nacional), sendo preso em 1969 e levado para a Oban (Operação Bandeirantes); em 1971 é libertado e dá continuidade ao seu trabalho político, voltando para a fábrica,onde tornou-se figura relevante na Oposição Metalúrgica de São Paulo, representada por ele no Comitê Brasileiro de Anistia, e participou da fundação do jornal Luta Sindical; em 1980 atuou na fundação do PT.

Sempre presente, Clóves nunca se ausentou da luta em defesa da democracia e pelos direitos dos trabalhadores.

O Sindicato presta solidariedade à família, aos amigos e companheiros de luta neste momento de profunda dor.

Clóves de Castro, presente! 

seja socio