O C6 Bank descumpriu a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos bancários e, apesar de ter apresentado lucro este ano, não pagou a PLR dos trabalhadores, como determina cláusula da CCT. O banco pagou aos funcionários o Plano Próprio de Remuneração (PPR) e descontou a PLR desse valor, mas um programa não compensa e nem substitui o outro, pois possuem critérios e gatilhos distintos.
Para todos os trabalhadores, o C6 pagou a parcela Adicional da PLR no valor de R$ 3.471,00, junto com o PPR. Só que cerca de 20% dos funcionários foi muito prejudicada pois, somados os valores da parcela adicional da PLR com o PPR, não se alcançou o valor da PLR da CCT.
Diante do desrespeito do C6 pelo acordo dos bancários, o Sindicato realizou um protesto em frente à sede da empresa, na Avenida 9 de Julho, nessa quarta-feira 27.
"É uma vergonha o C6 fazer isso com os trabalhadores que entregaram o seu melhor e foram os responsáveis pelo bom resultado da empresa. Os bancários e bancárias do C6 bateram suas metas, ficaram depois do horário, alguns adoeceram e, às custas de sua saúde, deram lucro ao banco. E agora são desrespeitados. C6 reveja esta má postura e seja ético com pais e mães que têm projetos de vida, sonhos, obrigações e trouxeram lucro ao banco", denuncia André Bezerra, dirigente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.
Tentativa de negociar
A secretária-geral do Sindicato, Lucimara Malaquias, destaca que o Sindicato procurou o banco tentando uma solução pela via negocial, mas o C6 manteve o descumprimento da CCT da categoria. “Nos últimos quatro anos, o banco não apresentou lucro e soube socializar o prejuízo com os funcionários. Agora não quer dividir seu lucro com os empregados que construíram esse resultado”, critica.
Jurídico
“Reiteramos para o C6 que acordo coletivo precisa ser cumprido e respeitado em qualquer situação, e esperamos que o banco reveja sua decisão e volte para a mesa disposto a respeitar o que está clausulado na nossa Convenção Coletiva de Trabalho. Enquanto isso, estamos comunicando aos trabalhadores e trabalhadoras do C6 que o departamento jurídico do Sindicato está à disposição dos que desejarem ingressar com ações judiciais individuais pleiteando seus direitos”, acrescenta Lucimara.
O bancário pode entrar em contato com o Sindicato pelo 3188-5200 ou ainda por whatsapp, chat ou e-mail. O Sindicato fica na Rua São Bento, 413, Centro (próximo à estação São Bento do Metrô).