Pular para o conteúdo principal

Protesto no Itaú Ceic contra demissões

Linha fina
Trabalhadores vão denunciar fechamento de 4.202 postos de trabalho entre março e setembro deste ano
Imagem Destaque

São Paulo -  Os bancários do Itaú Unibanco realizam mais um protesto contra as demissões promovidas pelo banco. Nesta terça-feira 20, às 12h, no Centro Empresarial Itaú Conceição (Ceic), no ato “Feliz Natal para quem Itaú?”, os trabalhadores vão denunciar à população o fechamento de 4.202 postos de trabalho, apenas entre março e setembro deste ano em todo o país, e cobrar o fim das demissões.

Além de uma performance teatral que inclui coral e papais-noéis, azul e laranja – cores que representam a fusão dos bancos Itaú e Unibanco – serão distribuídos cartões de Natal questionando a atitude do banco, campeão de lucro.

“Apesar de ser campeão de lucro, o Itaú Unibanco não valoriza os principais responsáveis por esse resultado: seus empregados”, afirma Juvandia Moreira, presidenta do Sindicato. “Onde está a responsabilidade social do banco que propaga seu prêmio de sustentabilidade, mas retira lucro da sociedade e devolve desemprego?”, questiona a dirigente.

Cade /OCDE – O Sindicato já denunciou o banco à Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Também encaminhou uma carta ao Cade (Conselho Administrativo Defesa Econômica) cobrando revisão do Ato de Concentração nº 08012.011303/2008-96, de 18 de agosto de 2010, que aprovou a unificação das atividades entre Itaú e Unibanco, dado que a atual concentração do sistema financeiro brasileiro tem significado redução dos postos de trabalho e, consequentemente, malefícios ao desenvolvimento econômico do país.

> Sindicato denúncia Itaú Unibanco a OCDE

Dados – O lucro líquido do Itaú Unibanco ultrapassou a marca de R$ 10,9 bilhões apenas nos nove primeiros meses de 2011, o que representa crescimento de 16% em relação ao mesmo período de 2010. É o mais alto resultado entre todas as instituições bancárias atuantes no Brasil.

Segundo os relatórios do banco, em dezembro de 2008, quando foi realizada a fusão com o Unibanco, o Itaú passou a contar com 103.137 trabalhadores, sendo 36.673 do Unibanco e 66.464 do próprio Itaú. Passados três anos, muitos foram dispensados e o Itaú Unibanco chegou a setembro de 2011 com 99.820 bancários.

Leia mais
> Dia Nacional de Luta do Itaú na Avenida Faria Lima


Elisângela Cordeiro - 19/12/2011

seja socio