Pular para o conteúdo principal

RdB garante: mundo não acaba em dezembro

Linha fina
Mas a humanidade que não vacile. Há muitos problemas pendentes a serem resolvidos em todo o planeta
Imagem Destaque

São Paulo - A Revista do Brasil de dezembro destaca o tema da obesidade infantil. A capa brinca com a “ameaça” de o mundo acabar este mês, mas a reportagem que a sustenta aborda com seriedade o assunto. O tema parece surrado, mas não preocupa como deveria muitos pais, escolas e o universo do consumo e da publicidade. Tem criança com taxa altíssima de colesterol antes mesmo de aprender a ler e escrever.

E como o mundo não acabará em 21 de dezembro – se acabar, não leia mais a RdB! – o planeta que se ocupe de resolver seus problemas. Enquanto a Europa em crise corta orçamentos na carne dos mais pobres para que os países endividados honrem seus compromissos com os bancos, aqui o governo tenta a todo custo minimizar os efeitos da turbulência externa. Por enquanto, o Brasil mantém com medidas pontuais anti-crise o nível de desemprego baixo e a renda média dos assalariados em movimento de valorização. Mas a indústria dá sinais de pouco fôlego e requer uma política mais sólida e perene para dar conta do crescimento nos próximos meses.

A RdB traz entrevista exclusiva em que o ex-presidente do PT José Genoino conta como enfrenta a possibilidade de prisão após a condenação pelo Supremo Tribunal Federal no julgamento do mensalão, com a solidariedade da família, dos amigos e até de desconhecidos. Após um julgamento conduzido e concluído de maneira que considera injusta, sem amparo nos autos do processo nem em provas, esse militante político que foi para a Guerrilha do Araguaia no dia em que a seleção tricampeã do mundo de futebol desfilava em festa no Vale do Anhangabaú, em 1970, relembra episódios de sua vida e se diz pronto para defender sua história.

No mundo que não acabou, a China caminha a passos largos para dar o bote nos Estados Unidos e se tornar a maior potência econômica até o final desta década. Para isso, porém, tem de encontrar um modelo mais sustentável, menos poluente e que não acelere o aquecimento global, senão, aí sim, o fim do planeta – ao menos como o conhecemos – não será questão de interpretação do calendário Maia.

Guia – Com a RdB de dezembro, os bancários recebem o Guia com os principais convênios de descontos, exclusivos para sindicalizados. A edição da FB Resumo está suspensa, passando por reformulação.


Redação, com informações da Rede Brasil Atual - 12/12/2012

seja socio