Pular para o conteúdo principal

CineB leva filmes a mais de 5 mil pessoas em 2014

Linha fina
Projeto apoiado pelo Sindicato teve 45 sessões itinerantes e gratuitas nas periferias de São Paulo, Osasco e região. Objetivo é possibilitar o acesso à produção nacional
Imagem Destaque
São Paulo – Democratização de acesso ao cinema brasileiro é uma das preocupações do CineB, projeto do Sindicato em parceria com a Brazucah Produções. Só em 2014 foram 45 sessões, com exibições de longas e curtas-metragens brasileiros que atingiram um público total de 5.189 pessoas. Os números são do coordenador do projeto, Cidálio Vieira Santos.

“O Sindicato apoia o CineB desde seu nascimento, em 2007. Durante esses sete anos, mais de 45 mil pessoas tiveram a oportunidade de se aproximar de produções cinematográficas que refletem a realidade do Brasil”, conta Cidálio.

Levar o cinema a quem não tem acesso já fez o CineB ter histórias emocionantes: “Estava passando o filme Lula - O filho do Brasil e tinha uma senhora muito emocionada. Eu perguntei para ela o porquê, se era por causa do filme. Ela respondeu que estava daquele jeito porque nunca tinha ido ao cinema”, conta Bia Moreno, presidenta da Sociedade Amigos de Vila Rica, uma das comunidades que recebe as exibições.

Bia Moreno esteve junto com Cidálio no programa MB com a Presidenta, realizado pela TV dos Bancários, em maio.  Assista aqui.

Dia do Trabalhador - O CineB também esteve presente no 1º de Maio da CUT, na zona sul da capital. Pelo segundo ano seguido, no Dia do Trabalhador, foi montada tenda que virou sala de cinema, com projeção de curtas, reunindo o total de 550 espectadores. “No começo, fiquei preocupado de não ter tanta gente, comecei até a panfletar, mas logo formaram filas. Foi um sucesso”, relatou Cidálio.

> Mais de 100 mil na zona sul

Prêmio – Ponto alto do ano foi a realização, no Café dos Bancários, do Prêmio CineB do Cinema Brasileiro, apresentado pelo cantor cômico Falcão, em novembro.
Em sua 5ª edição, foram premiados todos os filmes exibidos pelo projeto em 2014. Representantes de 27 entidades sociais também foram homenageados.

> Cinema Brasileiro em festa 
> Veja as fotos

Festival de Direitos Humanos – Sessões do projeto também fizeram parte da programação oficial do 2º Festival de Direitos Humanos, realizado pela Prefeitura de São Paulo, em dezembro. Curtas exibidos em bairros da periferia trouxeram temas como preconceito racial e inclusão da pessoa com deficiência.

> CineB exibe curtas no Festival de Direitos Humanos

Durante 2014, foram exibidos os longas Colegas (Marcelo Galvão), Cine Holliudy (Halder Gomes), Mariguella (Isa Grinspum Ferraz) e O homem do Futuro (Claudio Torres), além dos curtas do Selo CineB, produzidos, exclusivamente, por realizadores das periferias.

“Fizemos também três pré-estreias exclusivas: Plano B (Getsemane Silva), Em Busca de Iara (Flávio Frederico) e, mais recentemente, De Menor (Caru Alves de Souza). Também tivemos uma sessão especial do filme Getúlio, de João Jardim, todas com sucesso total de público!”, conta Cidálio.

Selo CineB da Periferia – O ano de 2015 vai abrir com a exibição de curtas produzidos dentro do Selo CineB da Periferia em sessão especial na Regional Paulista do Sindicato, a partir de fevereiro.


Mariana Castro Alves – 29/12/2014
seja socio