Pular para o conteúdo principal

Bancários ganharam faculdade em 2015

Linha fina
Sindicato promoveu e participou de uma série de debates na área acadêmica, recebeu 1.300 bancários em cursos do CFP e inicia em 2016 as atividades da Faculdade 28 de Agosto, que funcionará no Edifício Martinelli com curso de Administração muito bem avaliado pelo MEC
Imagem Destaque
São Paulo – Não dá para falar da atuação do Sindicato em 2015 sem falar de uma das principais conquistas dos últimos anos: a aprovação, pelo Ministério da Educação (MEC), da Faculdade dos Bancários. Em 2016, diversos bancários e trabalhadores de outras categorias estudarão Administração na instituição de ensino, que conta com excelentes avaliações em todos os critérios analisados pelo MEC. Em uma escala de 0 a 5, a instituição teve nota 4 nos critérios Organização Institucional e Corpo Social, e nota máxima em Infraestrutura.

> Administração é na Faculdade dos Bancários

“Nossa missão é formar profissionais com conhecimentos e valores para a construção de uma sociedade mais justa”, destaca a secretária de Formação do Sindicato e diretora-geral da Faculdade 28 de Agosto, Neiva Ribeiro.

E o Centro de Formação Profissional teve mais um ano de sucesso. Nada menos que 13 cursos estiveram na grade de ofertas para quem quis estudar em 2015. Cerca de 1.300 alunos investiram na carreira e confiaram na qualidade do ensino.

O CFP funciona desde 1996 e já formou mais de 10 mil alunos. Entre as opções estão cursos de Análise de Crédito, Como Falar em Público, Contabilidade, Crédito e Cobrança, Desvendando o Sistema Financeiro, Espanhol, Francês, Inglês, Matemática Financeira e os preparativos para o exame da Anbima, CPA-10 e 20. Em 2015, outra novidade foi o curso CEA, que preparou alunos para o exame realizado pela Anbima.

> Confira grade de cursos para 2016  

“Hoje, o bancário que quer se aperfeiçoar em determinadas áreas ou que precisa de certificações específicas exigidas pelo sistema financeiro, conta com total apoio do Sindicato e pode escolher cursos tanto durante a semana quanto aos sábados. E quem não é sindicalizado acaba efetuando sua associação, já que sócios ganham 50% de desconto nos cursos e terão 60% de desconto na Faculdade dos Bancários”, lembra Neiva.

Muita conversa boa – O Centro 28 de Agosto promoveu debates memoráveis em 2015.  O Seminário Internacional Cidades Rebeldes, realizado em junho pela Boitempo, com apoio do Sindicato, em unidade do Sesc, contou com participação de importantes nomes como David Harvey, Marilena Chauí, Marcio Pochmann e Maria Rita Kehl.

Em julho, mais dois eventos em parceria com a Boitempo foram sucessos de público. A Quadra dos Bancários ficou lotada para debater o livro Avanço conservador e formas de resistência, com os autores Guilherme Boulos e Christian Dunker. Depois, outro lançamento de livro: Bala Perdida – debate sobre violência policial, com Maria Rita Kehl, Marcelo Freixo e outros.

> Enfrentamento nas ruas é a resposta ao conservadorismo 
> Conservadorismo é reação contra a transformação social 

Em setembro, a área acadêmica ganhou reforço literário com o 1º caderno de Pesquisas 28 de Agosto. O evento contou com os pesquisadores Andre Accorsi, Moises Marques, Ana Tércia Sanches (diretora do Sindicato), Silvio Luiz Almeida, Alessandra Devulsky e Marco Antônio Silva.

Em dezembro, a programação de seminários fechou o ano com o lançamento do livro A teoria da derivação do Estado e do Direito (Editora Expressão Popular/Dobra Editorial), de autoria do professor Camilo Onoda Caldas.

> Futuro do setor bancário é objeto de pesquisa 
> Camilo Caldas fala sobre atuação do Estado e do Direito no capitalismo 

Perspectivas – O ano que está chegando não será diferente. Uma série de eventos na área de política, sindical, de administração,  movimentos sociais e internacional serão realizados, mas, com uma cerejinha no bolo: tudo isso no mesmo prédio da Faculdade dos Bancários. Acompanhem aqui pelo site e pela Folha Bancária.


Redação – 23/12/2015
 
 
seja socio