Pular para o conteúdo principal

Sindicato reverte compensação de horas na Caixa

Linha fina
Entidade entra em ação após empregados denunciarem que seriam forçados a folgar no dia 30 para posteriormente trabalhar as horas referentes a essa data
Imagem Destaque
São Paulo – O Sindicato conseguiu reverter a intenção de um gerente-geral da Caixa de dar folga para alguns empregados no dia 30 de dezembro, com compensação futura das horas não trabalhadas.

Na Caixa muitos bancários usufruem de um acordo extraoficial que garante folga no dia 24 de dezembro para quem trabalha no dia 31 do mesmo mês, e vice e versa. “Este gestor quis incluir também o dia 30 como folga, mas com compensação de horas, então não é folga nenhuma, é ilegal” ressalta o dirigente sindical Valter San Martin Ribeiro.

O gestor vinculado à Superintendência Regional Paulista não havia negociado a determinação previamente com os empregados, o que contraria o Acordo Coletivo de Trabalho.

Qualquer eventual compensação de horas deve ser definida em comum acordo entre gestor e demais empregados com ao menos cinco dias de antecedência. Segundo Valter, neste caso a decisão foi imposta pela gerência. Os bancários, então, denunciaram ao Sindicato.

“Entramos em contato com o Superintendente Regional em exercício, que reviu a decisão, a qual depõe contra aquilo que lutamos no dia a dia, que é o direito dos bancários. Após, houve a retratação do Gerente Geral aos empregados da unidade. Vamos continuar de olho”, afirma Valter San Martin.

O bancário que estiver enfrentando situação semelhante deve denunciar ao Sindicato pelo 3811-5200 ou pelo Fale Conosco (escolha o setor site). A entidade irá apurar mantendo o sigilo absoluto do denunciante.


Redação – 21/12/2015
seja socio