Pular para o conteúdo principal

Webtv: o que fica de 2015? Assista à retrospectiva

Linha fina
Mande sua mensagem e veja o MB dia 8 a partir de 20h, pelo site. Além dos dirigentes sindicais Ernesto Izumi e Ivone Silva, o cartunista Marcio Baraldi ajudará a fazer esse balanço, por meio de charges
Imagem Destaque
São Paulo – As principais lutas e conquistas de 2015 serão os destaques do programa de webtv Momento Bancário com a Presidenta da terça-feira 8, às 20h, ao vivo pelo site. Juvandia Moreira terá como convidados o diretor executivo do Sindicato Ernesto Izumi e a secretária-geral, Ivone Silva, além do cartunista Marcio Baraldi, que ajudará a fazer o balanço do ano por meio das principais charges publicadas no período.

A defesa da Caixa 100% pública e dos empregos na categoria, além do combate à terceirização prevista no PL 4330/2004 (atual PLC 30/2015, tramitando no Senado), estiveram entre as principais lutas permanentes do Sindicato no ano em que a classe trabalhadora foi às ruas para deixar claro: nem um passo atrás quando o assunto é direitos.

Grandes mobilizações foram realizadas pelo fim do fator previdenciário e mudanças nas Medidas Provisórias (MPs) 664 e 665, que estabeleceriam restrições às regras de acesso a direitos como o seguro-desemprego, abono salarial (PIS-Pasep), auxílio-doença, pensão por morte.

Na Campanha Nacional Unificada, os bancários confirmaram, com uma forte mobilização, que a categoria não abre mão de manter e ampliar direitos. Após 21 dias de greve e um longo processo de negociação com a federação dos bancos (Fenaban) veio a vitória: mantida a trajetória de aumento acima da inflação, dos últimos 12 anos. Os bancários agregaram, ainda, uma nova cláusula à CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) que fortalece a luta pelo fim das metas abusivas.

Outras duas grandes conquistas não podem passar em branco em 2015, quando o assunto é o fortalecimento da classe trabalhadora: aprovação pelo Ministério da Educação (MEC) da Faculdade 28 de Agosto, a faculdade dos bancários, e o lançamento da TVT digital, que ampliou seu potencial para 20 milhões de lares, num importante passo rumo ao projeto de democratização da comunicação.

O ano ainda não acabou e tampouco os desafios da classe trabalhadora. Assunto não vai faltar! Mande sua opinião: quais foram as lutas e conquistas que mais se destacaram em 2015. Envie sua pergunta ou comentário para [email protected] ou pelo Facebook e Twitter do Sindicato.


Elisângela Cordeiro – 4/12/2015
 
seja socio