Os dois candidatos a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Cidade de Deus, em Osasco, apoiados pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, foram eleitos para a próxima gestão.
Edélcio Colhado, lotado no DOC e bancário desde 1987; e José Eduardo, do Departamento 4240/Recursos Humanos Setor: UNIBRAD, estão entre os eleitos para representar os trabalhadores da Cidade de Deus e lutar por suas demandas.
“A vitória de Edélcio e José Eduardo é muito importante do ponto de vista da defesa da saúde dos trabalhadores e na prevenção de acidentes, assim como na busca por melhores condições de trabalho. O Sindicato é um parceiro nestas lutas”, diz a dirigente sindical Sandra Regina.
O que é Cipa
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes tem a finalidade de cobrar do banco melhorias no ambiente e nas condições de trabalho, visando a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, e a saúde do trabalhador.
São funções dos cipeiros esclarecer e conscientizar sobre a gravidade das doenças ocupacionais e lutar por Programa de Prevenção às LER/Dort; fiscalizar o cumprimento das normas de segurança e da medicina do trabalho; buscar, junto ao Sindicato, a ampliação dos direitos dos trabalhadores; realizar semanas internas de prevenção de acidente, nas quais sejam discutidas questões de saúde e relativas às condições de segurança no trabalho.
Também são atribuições dos integrantes da comissão acompanhar as ocorrências e exigir notificações de todos os casos de doença e acidente de trabalho, como rege a lei da Previdência Social; realizar trabalhos voltados à saúde mental dos bancários; informar e esclarecer os funcionários sobre os riscos à saúde e à segurança no ambiente de trabalho.