Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Cinema Nacional

Curtas sobre direitos humanos e ‘Irmã Dulce’ em dezembro no CineB Solar

Linha fina
Exibições acontecem, respectivamente, nos dias 11 e 17 de dezembro, nas zonas oeste e leste de São Paulo. A entrada é gratuita; saiba onde retirar os ingressos
Imagem Destaque
Divulgação/André Lavenére

O CineB Solar, um projeto de democratização do acesso ao cinema nacional, realizado pelo Sindicato em parceria com a Brazucah Produções, encerra o ano com duas sessões, gratuitas, na cidade de São Paulo. No dia 11 de dezembro, durante a Semana de Direitos Humanos, exibirá, na EMEF Roberto Mange, seis curtas-metragens que abordam temas ligados aos direitos humanos (veja abaixo). Já no dia 17, terá uma sessão de “Irmã Dulce”, do diretor Vicente Amorim, na zona leste, no Santuário Nossa Senhora da Paz. O projeto já exibiu o longa-metragem em agosto de 2015 (veja abaixo onde retirar os ingressos). 

Sinopses:

Curtas

Dono de Casa (15’33”)
Um menino pede para brincar com as meninas. No início, ele é dono de uma oficina, mas sem carros para consertar, e precisa encontrar outro papel na brincadeira.

Bicho do Mato (8’)
Jussara e sua família perdem tudo o que tinham quando suas terras são atingidas por chuvas intensas e violentas. Sem ter onde viver, deixam o campo para morar na cidade grande. A mudança que trará muitas dificuldades para todos, em especial para Jussara, que precisará se adaptar a um mundo diferente do que ela conhecia.

O Filho do Vizinho (7’09’’)
Pela janela do seu quarto, Ronaldinho (foto abaixo) olha maravilhado as aventuras e peripécias de um garoto que é chamado de várias formas pela vizinhança enlouquecida com ele. Dos muitos nomes, Ronaldinho o chama de o filho do vizinho.

Procura-se (15’)
Camile está determinada a encontrar seu cachorro Bolinha, mas para isto precisará viver a maior aventura da sua vida.

Meu Amigo Nietzsche (15’)
Um improvável encontro é o começo de uma violenta revolução dentro da mente de um garoto, de uma família e de uma sociedade.

 (14’)
O menino Bruno é obrigado a lidar com as mudanças que ocorrem em sua vida quando sua “Bá” (de batchan; avó em japonês) é trazida para morar em sua casa.

‘Irmã Dulce’

O filme narra a trajetória da santa indicada ao Nobel da Paz e chamada em vida de “Anjo Bom da Bahia”, graças à sua dedicação abnegada aos necessitados, doentes e miseráveis. Capaz de atravessar Salvador de madrugada para amparar um menino de rua ou de pedir dinheiro a políticos em pleno palanque, Irmã Dulce enfrentou o preconceito, o machismo e os dogmas da Igreja, além de sua própria doença respiratória, para construir sua obra social.

Serviço:

CINEMA BRASILEIRO NO JARDIM MARIA LUIZA
FILME: Curtas-metragens
DIA: 11 de dezembro | quarta-feira | 19h
LOCAL: EMEF Roberto Mange, Praça Antonio Bianco
ENDEREÇO: Rua Padre Alarico Zacarias, S/Nº – Jardim Maria Luiza, São Paulo
INGRESSOS: Centro Social Santo Dias (Rua Antonio Wei, 132) ou na própria Praça (chegar meia hora antes)

CINEMA BRASILEIRO NO SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DA PAZ
FILME: IRMÃ DULCE
DIA: 17 de dezembro | terça-feira | 20h
LOCAL: Santuário Nossa Senhora da Paz
ENDEREÇO: Av. Maria Luiza Americano, 1561 – Jd. Nossa Senhora do Carmo
CONVITES: Na secretaria da igreja (Fone: 2748-5158)
INFORMAÇÕES: [email protected]

Sobre o CineB Solar:

O CineB Solar é um circuito itinerante e sustentável de cinema realizado pelo Sindicato e pela Brazucah Produções. Desde 2007, já atingiu um público superior a 70 mil espectadores em mais de 550 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo, Osasco e região.

A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil, além de utilizar energia limpa (solar) captada por placas instaladas em um furgão e depois convertida em energia elétrica para alimentar os equipamentos de exibição, som e iluminação.

Já foram exibidos na tela do CineB Solar mais de 130 longas-metragens e 80 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas.

seja socio