Pular para o conteúdo principal

Unidade é fundamental na luta pelo Saúde Caixa e direito à saúde

Linha fina
Vitória dos empregados na eleição de Rita Serrano para representante no CA mostrou força da unidade entre trabalhadores e entidades representativas; manutenção do Saúde Caixa e defesa do direito à saúde são desafios para o próximo período
Imagem Destaque
Charge: Marcio Baraldi

A unidade e a mobilização dos empregados da Caixa, organizados no Sindicato e demais entidades representativas, se mostraram fundamentais na defesa dos direitos e da Caixa 100% Pública. Diante dos ataques ao Saúde Caixa e ao direito à saúde dos empregados, essa mesma unidade novamente torna-se fundamental para barrar retrocessos.

“A grande vitória dos trabalhadores da Caixa e do povo brasileiro com a Rita Serrano na eleição de representante eleita no Conselho de Administração, que contou com uma unidade inédita de todas as entidades representativas, foi uma mostra da força da organização dos empregados. Tivemos mais de 80% dos votos em uma eleição histórica, que contou com centenas de candidatos e com o maior número de votantes da história. É com a força dessa unidade que precisamos contar na luta em defesa do Saúde Caixa para todos, da Caixa 100% pública, da nossa saúde e direitos”, destaca o dirigente do Sindicato e empregado da Caixa Francisco Pugliese, o Chico. 

> Vitória da luta contra a privatização: Rita Serrano reeleita para o CA

“Nesse momento, no qual o banco tenta impor a resolução 23 da CGPAR e ataca o direito à saúde dos empregados, deixamos claro que não aceitaremos que sejam excluídos do Saúde Caixa trabalhadores PCDs contratados depois de 2018, empurrados para planos de mercado através do reembolso. Os ataques ao Saúde Caixa se somam a um modelo de gestão que atualmente é fundamentado no medo, que adoece com assédio moral, descomissionamentos arbitrários, falta de condições de trabalho e redução do quadro funcional”, acrescenta.

De acordo com Chico, o contexto mais amplo dos ataques ao Saúde Caixa e à saúde dos empregados é o enfraquecimento da Caixa e da sua função social enquanto banco público.

“A luta em defesa da saúde e dos direitos dos empregados se relaciona diretamente com a defesa da Caixa 100% Pública. Uma coisa não existe sem a outra. Em defesa do Saúde Caixa para todos, da Caixa 100% pública, da nossa saúde e dos nossos direitos, só a luta nos garante”, conclui.

Para reforçar ainda mais a pauta da defesa da saúde e mobilizar os empregados nessa luta, o jornal Nossa Luta É, boletim informativo dos empregados da Caixa, produzido pela Contraf-CUT, traz uma edição especial sobre o tema. CLIQUE AQUI para ler a versão digital.

seja socio