Os bancários e bancárias da Cidade de Deus, sede do Bradesco, em Osasco, elegerão seus representantes para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes nos dias 10 e 11 de dezembro. O Sindicato indica o voto em dois candidatos, por serem de fato comprometidos com os interesses dos trabalhadores: Edélcio Colhado, nº 6, lotado no DOC e bancário desde 1987; e José Eduardo, nº 9, do Departamento 4240/Recursos Humanos Setor: UNIBRAD. Os trabalhadores podem votar em apenas um candidato.
Conheça as propostas dos dois bancários apoiados pelo Sindicato:
Edélcio Colhado, nº 6
Propostas:
- Combate ao assédio moral, que adoece os bancários;
- Defesa de medidas de prevenção de doenças profissionais e de respeito aos bancários lesionados;
- Fiscalizar a manutenção e limpeza do ar-condicionado;
- Vagas de estacionamento para gestantes e deficientes físicos;
- Adequação do mobiliário em todos os departamentos.
José Eduardo, nº 9
Propostas:
- Prevenir acidentes e doenças do trabalho, identificando condições de risco que possam comprometer a segurança e a saúde no ambiente de trabalho;
- Maior frequência das manutenções de ar-condicionados, cadeiras e mobiliários ergonômicos e carpetes;
- Atuar por uma Cipa combativa, independente dos interesses do banco e que defenda a saúde e o bem estar dos trabalhadores.
Cipa é conquista dos trabalhadores
Você sabe para que serve a Cipa? A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é um importante instrumento de luta dos trabalhadores para cobrar das empresas, como o Bradesco, medidas que previnam acidentes e assegurem um ambiente de trabalho adequado aos funcionários de todos os setores, respeitando suas particularidades.
O cipeiro, como é chamado o membro da comissão, tem entre suas funções: conscientizar os demais empregados sobre a gravidade das doenças ocupacionais; lutar por ações efetivas de prevenção às LER/Dort; fiscalizar o cumprimento das normas de segurança; emprenhar-se. ao lado do Sindicato, se empenhar pela ampliação dos direitos dos empregados afastados ou que retornaram ao trabalho após licença médica.
São atribuições da Cipa: realizar as Semanas Internas de Prevenção de Acidentes, na qual se discutem questões de saúde e relativas às condições de segurança no trabalho; acompanhar as ocorrências e exigir notificações de todos os casos de doença e acidente de trabalho, como prevê a lei da Previdência Social; realizar atividades voltadas à saúde mental; informar e esclarecer os bancários sobre os riscos à saúde e à segurança no ambiente de trabalho.