Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Respeito?

Itaú mostra intransigência ao demitir bancária por não ter CPA-10

Imagem Destaque
Arte em desenho com fundo na cor laranja e um quadrado preto ao centro, onde, dentro dele estão duas figuras. Uma de pé brigando com outra sentada em uma mesa.

Ao demitir uma bancária com 14 anos de instituição, que sempre teve bons resultado e foi bem avaliada, por não ter a certificação Anbima CPA-10, o Itaú evidenciou sua intransigência no relacionamento com os funcionários.

"A bancária fez a prova no meio do ano. Porém, com problemas pessoais, de conhecimento do gestor, que a encaminhou para o Programa Fique OK, ela não teve sucesso na avaliação. O banco então aplicou uma medida orientativa disciplinar e deu um prazo para obter a certificação", relata o diretor executivo da Contraf-CUT e bancário do Itaú, Carlos Damarindo.

"No feedback, o gestor reconhece que a bancária entregou todas as metas e resultados, mas por questão de 'ética inegociável com o cliente', ela não poderia estar atuando na função", acrescenta Damarindo.

Resolução do Banco Central exige o certificado apenas para as atividades “de distribuição e mediação de títulos, valores mobiliários e derivativos”. Entretanto, o banco diz no em termo de responsabilidade, que o bancário deve assinar, que o empregado não pode exercer atividades de “comercialização de produtos de investimento diretamente junto ao público investidor".

Segundo o dirigente, o banco alega que nenhum trabalhador será demitido por não ter a certificação. "A bancária, com 14 anos no Itaú, não teve uma segunda chance para fazer a prova. Foi demitida por falta de uma certificação, embora o banco alegue que o desligamento ocorreu por performance. Um absurdo."

Em reunião da COE Itaú com representantes do banco, na terça-feira 20, o banco informou novas medidas com relação às certificações Anbima: para trabalhadores que fizeram a prova e não passaram, 60 dias para obter a certificação; e, para os trabalhadores que não fizeram nenhuma tentativa, serão advertidos e terão os mesmos 60 dias para obter a certificação.

O Sindicato, por ser contra a responsabilização e qualquer forma de punição do trabalhador em relação a obtenção de certificações Anbima, cobra do Itaú que reveja sua postura neste caso e esclareça os critérios que podem levar a demissão destes bancários.

Procure o Sindicato

Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? Acesse nosso Canal de Denúncias.

Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat  ou solicitação via formulário ou whatsapp.

Redes Sociais - nossos canais no FacebookTwitter e Instagram estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da categoria bancária.

Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail.

 

seja socio