Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Bancos públicos

Rita Serrano será nova presidenta da Caixa e Tarciana Medeiros comandará Banco do Brasil

Imagem Destaque
Na foto: Wellington Dias, bancário da CEF, senador e futuro ministro do Dsenvolvimento e Assistência Social, Gleisi Hoffman, senadora e presidenta do PT, Juvândia Moreira, bancária do Bradesco e presidenta da CONTRAF CUT, Maria Rita Serrano, funcionária da CEF e representantel eleita pelos funcionários do conselho da Caixa, LULA, Tarciana Medeiros, funcionária do BB e indicada para a presidência do banco, Fernando Haddad, futuro ministro da economia, Maria Fernanda, aposentada da caixa e ex-presidenta da in

A gerente executiva Tarciana Medeiros irá comandar o Banco do Brasil e a representante eleita do Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, presidirá a empresa pública no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tomará posse em primeiro de janeiro de 2023.

O anúncio foi feito nesta sexta-feira 30 pelo próximo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), após reunião de Lula com as indicadas no hotel onde está hospedado em Brasília.

Ao anunciar as nomeações, Haddad disse que as indicadas “estão absolutamente alinhadas com o plano de governo do presidente Lula, sabem dos desafios que estão colocados em relação ao sistema de crédito no Brasil”, e mencionou um projeto imediato de renegociação de dívidas para famílias de baixa renda endividadas.

Rita Serrano, de 53 anos, tem longa trajetória no movimento sindical e social, tendo presidido o Sindicato dos Bancários do ABC entre 2006 e 2012. Coordena desde 2015 o Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, que reúne diversas entidades e lançou a campanha Se é Público é para todos no País. Também é diretora na Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae). Ela também participa do Conselho de Administração da Caixa desde 2014.

O desafio da nova gestão da Caixa, segundo Rita Serrano, será reorganizar o banco para garantir excelência na execução dos programas sociais, no crescimento sustentável e na humanização das relações de trabalho.

“O presidente Lula mais uma vez resgata o valor do que é para todos, público, valorizando a Caixa e provando seu compromisso com as mulheres e trabalhadores. Na Caixa somos exemplo disso. Há anos, nós e as entidades representativas atuamos defendendo a manutenção da Caixa Pública, focada nos interesses do País”, escreveu Rita Serrano em nota publicada em seu site pessoal.

“Vamos reorganizar o banco para cumprir com excelência o gerenciamento dos programas de transferência de renda do governo e do Minha Casa Minha Vida, bem como ampliar a parceria com Estados e municípios para o desenvolvimento de projetos de infraestrutura, promover a inclusão bancária da população e avançar em tecnologia para oferecer melhores serviços para atendimento aos clientes. Teremos que humanizar as relações de trabalho, desgastadas pela política de medo e assédio instaurado no governo Bolsonaro, atuando fortemente na melhoria nas áreas de governança, integridade e pessoas. Agradeço profundamente todo o apoio que recebi nos últimos anos!”, declarou.

Já a administradora Tarciana Medeiros, de 44 anos, é paraibana nascida em Campina Grande. Trabalhou aos dez anos como feirante em sua cidade natal, foi professora e iniciou sua carreira no Banco do Brasil há 23 anos, passando por diversos cargos.

Atualmente, é gerente executiva no BB, função em que é responsável pela execução das estratégias de relacionamento com os clientes.

Em uma rede social para relações profissionais, ela afirma que foi reconhecida pelo desempenho em vendas.

“Além das estratégias para distribuição do crédito, considero como sucesso as estratégias de indução para vendas de produtos de seguridade que, em 2013, me levaram ao cargo de superintendente comercial na BB Seguridade”, escreveu.

Tarciana será a primeira mulher a assumir a presidência do Banco do Brasil em 214 anos de história da empresa.

seja socio