Pular para o conteúdo principal

Sexta, 27 de dezembro, é dia da Corrida de São Pilantra 2024!

Imagem Destaque
Charge mostrando os personagens que vão participar da Corrida de São Pilantra 2024

Ela está de volta! A tradicional Corrida de São Pilantra está de volta em 2024 e com data, horário e local marcados: sexta-feira, 27 de dezembro, a partir das 9h30, na Avenida Paulista. O ponto de encontro dos “atletas” será na Regional Paulista do Sindicato (Rua Carlos Sampaio, 305).

“A Corrida de São Pilantra é uma sátira da tradicional prova de São Silvestre. Com essa brincadeira, o Sindicato pretende apontar as personalidades, empresas e instituições que mais jogaram contra os direitos dos trabalhadores e contra o país durante o ano de 2024. Todos estão convidados a estarem com a gente, na Avenida Paulista, para essa prova animadíssima”, diz a secretaria de Cultura, Esporte e Lazer do Sindicato, Karen Souza.

E a disputa entre os “atletas” está acirradíssima. Confira abaixo quem são os concorrentes:

Roberto Campos Neto: Presidente do Banco Central, indicado por Bolsonaro, vai deixar o seu mandato com uma Selic batendo nos 12,25%, deixando o Brasil na segunda posição entre os países com os juros reais mais altos do mundo. A Selic nas alturas inviabiliza investimentos no país e a geração de emprego e renda.

Mercado financeiro: O tal do mercado não pode ouvir falar em políticas públicas e medidas que beneficiem a classe trabalhadora que já começa com a sua gritaria e ataques especulativos.

General Braga Neto: O ex-ministro e candidato à vice-presidente na chapa de Bolsonaro, Braga Neto é suspeito de envolvimento em um plano de golpe de estado, que envolvia até mesmo o assassinato de um presidente eleito, seu vice e um ministro do STF. Nessa história de garrafas de vinho e kids pretos, Braga Neto é um forte concorrente na Corrida de São Pilantra 2024.

Enel: E a Enel, empresa privada que fornece eletricidade para a cidade de São Paulo, ganhou as manchetes em 2024. Uma chuva mais forte, uma rajada de vento, uma árvore não podada que encosta no fio, e pronto! São Paulo ficava no escuro por vários dias. Por ser um exemplo de como a privatização de serviços públicos essenciais não é uma boa ideia, a Enel chega com força na Corrida de São Pilantra 2024.

Ricardo Nunes: O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, que muita gente conheceu o rosto só na eleição de outubro, na qual se reelegeu, também é um fortíssimo candidato. O prefeito conseguiu se reeleger mesmo com a privatização dos cemitérios, com a crise dos apagões, e com os escândalos envolvendo licitações suspeitas. Na campanha eleitoral, Nunes disse que não pretendia aumentar a tarifa de ônibus. Agora, reeleito, já disse que vai ter aumento. Só não se sabe se acima ou abaixo da inflação. Chega forte para a Corrida de São Pilantra.  

Tarcísio de Freitas: O governador de São Paulo este ano se divertiu muito com suas marteladas ao entregar o patrimônio público dos paulistas em leilões na Bolsa de Valores. Além disso, a violência da Polícia Militar virou a marca do seu governo. Dados do Ministério Público revelam que, em 2024, as mortes causadas por policiais aumentaram 74% em comparação com o ano anterior.

Bradesco: E, claro, os “bancões” não poderiam ficar de fora da Corrida de São Pilantra 2024. O Bradesco, por exemplo, não “economizou” nas demissões e no fechamento de agências.

Itaú: Por sua vez, o Itaú também “caprichou” nas demissões, nas metas abusivas, no assédio moral, no adoecimento e nas terceirizações. Candidato pesado para levar a Corrida de São Pilantra 2024.

Santander: E o Santander chega até com fama de ser um dos favoritos nesta edição da Corrida de São Pilantra. Com a sua “estratégia” de terceirizar áreas inteiras para empresas do seu próprio grupo, com CNPJs diferentes, o banco espanhol achatou a remuneração, cortou direitos e retirou da categoria bancária inúmeros trabalhadores.

Venha com a gente para a mais divertida das corridas, a Corrida de São Pilantra 2024!

seja socio