Pular para o conteúdo principal

Preciso entrar na Justiça contra o banco, o que fazer?

Preciso entrar na Justiça contra o banco, o que fazer?

Quer entrar com uma ação trabalhista contra o banco onde você trabalha e não sabe por onde começar o processo? Neste post apresentamos o departamento Jurídico do Sindicato dos Bancários, formado por advogados especializados em questões trabalhistas, e listamos um passo a passo do que fazer para ingressar na Justiça.

Ação trabalhista contra o banco não é o sonho de nenhum bancário, mas muitas vezes é o que precisa ser feito. Mas o que fazer ao decidir ir para a Justiça? Para facilitar a vida do trabalhador, o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região conta com um departamento jurídico especializado em questões trabalhistas. Os advogados estão à disposição de todos os bancários — associados ou não ao Sindicato — para auxiliar em todo o processo, desde aconselhamentos prévios até a resolução da ação judicial.

Para que o empregado tenha seus direitos garantidos, primeiro é preciso conhecê-los. Em mais de trinta anos de atuação, o Crivelli Advogados Associados, um dos escritórios de advocacia parceiros do Sindicato, acumulou vasta experiência na resolução de conflitos comuns dentro dos bancos. Se você está passando por uma situação e não tem clareza dos limites legais envolvidos na questão, procure um advogado do Sindicato e tire suas dúvidas.


Quero entrar com uma ação contra o banco. E agora?

Após ter entendido que no seu caso cabe reclamação trabalhista, o Jurídico do Sindicato dos Bancários orienta que o reclamante siga o passo a passo:

  • agendar atendimento pelos canais do Sindicato
  • assinar procuração no dia do atendimento jurídico
  • entregar documentos sobre o contrato de trabalho no dia do atendimento jurídico
  • aguardar a ação ser distribuída na Justiça
  • aguardar a audiência ser marcada
  • indicar até três testemunhas para o dia da audiência 

Em média, o tempo entre a entrada com a ação e o julgamento da sentença em 1º grau é de um ano.

Leia também:

Passo a passo da reclamação trabalhista no Sindicato dos Bancários

Agendar atendimento com um advogado do Sindicato

O atendimento jurídico do Sindicato dos Bancários pode ser presencial ou virtual. O serviço também tem um plantão especializado em questões trabalhistas. Para ter acesso, basta entrar em nossa página e escolher a opção.

Se necessitar do plantão, basta clicar no botão ao lado, que você será redirecionado para a nossa equipe da Crivelli Advogados. Mas lembre-se que o horário de atendimento é das 10h às 16h. Você também tem a opção de agendar um horário. Para isso, na mesma página, é só preencher o formulário e aguardar pelo agendamento. 

O Sindicato dos Bancários também tem um atendimento presencial, feito em dois locais: na sede do Sindicato dos Bancários (Rua São Bento, 413, São Paulo) e na regional Osasco (Rua Presidente Castelo Branco, 150) de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. 

Para este atendimento presencial é necessário agendar um horário com o Jurídico em nossa Central de Atendimento, via telefone (11 3188-5200), WhatsApp, chat ou e-mail.