Imagem Destaque
De acordo com informativo distribuído aos gerentes na semana passada, a RR, que era paga mês a mês, agora será semestral, e suspensa caso seu valor seja inferior ao da participação nos lucros e resultados (PLR) conquistada na campanha nacional dos bancários. Se o valor da PLR for inferior, o bancário receberá apenas o valor da RR como participação nos lucros.
Para o Sindicato, o banco está aplicando um golpe nos trabalhadores. “Na prática, quer gerar redução salarial, já que vai deixar de pagar a remuneração que for mais baixa”, diz o presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Luiz Cláudio Marcolino. Até o ano passado, o bancário recebia a RR, que é ligada a metas, e a PLR, prevista no acordo da categoria, ou seja, coisas distintas.
No final do ano, representantes do Sindicato estiveram com as direções de Relações Trabalhistas e de Remuneração e o tema não foi abordado. “Isso evidencia má fé por parte do Unibanco: eles não falaram de nenhuma mudança”, lembra Marcolino. “Já solicitamos uma reunião à direção do banco e eles afirmam que todos que podem tratar do assunto estão em férias. Mas que não se enganem, os bancários não vão deixar isso barato”, completa o presidente do Sindicato.
O Unibanco tem cerca de 26 mil funcionários em todo o país, metade deles em São Paulo, Osasco e região.