Pular para o conteúdo principal

100% das horas extras são conquista na Caixa

Linha fina
Em agências com até 15 empregados, bancários podem receber valor total das horas extraordinárias
Imagem Destaque

São Paulo – Um importante direito conquistado na Campanha Nacional 2013 pelos empregados da Caixa Econômica Federal é o pagamento integral das horas extras, em agências com até 15 bancários.

Até 2013, esses trabalhadores recebiam metade das horas extras, com adicional de 50% sobre o valor da hora normal. A outra metade tinha de ser compensada, na fração de um para um (uma hora trabalhada para uma hora compensada).

A partir de 2 de janeiro de 2014, os empregados dessas unidades podem receber integralmente as horas extraordinárias, sendo a compensação facultada a eles.

O direito está inscrito no parágrafo 6º, da 6ª cláusula do acordo aditivo à Convenção Coletiva Nacional de Trabalho 2013/2014, que pode ser encontrado aqui.

O dirigente sindical Dionísio Reis Siqueira lembra que o trabalhador deve estar atento às novas conquistas. “Extrapolar o horário não deve ser rotina. Mas esses bancários não devem aceitar nenhuma imposição que vá contra seus direitos”, alerta.

De acordo com Dionísio, que é também integrante da Comissão Executiva dos Empregados (CEE), bancários de algumas agências estão sendo pressionados a compensar horas antes do fechamento da folha de pagamento para não receber os 100% de horas extras.

“Alguns gestores estão tentando burlar uma conquista, mas estamos de olho”, afirma.


Mariana de Castro Alves – 17/1/2014

seja socio