Pular para o conteúdo principal

Desenvolve SP descumpre CCT mais uma vez

Linha fina
Banco do governo paulista não paga o piso da categoria aos estagiários, como estipula a CCT; Sindicato cobra também implantação de PCS
Imagem Destaque

São Paulo – O Banco Desenvolve SP mais uma vez desrespeita seus funcionários. A instituição controlada pelo governo do estado de São Paulo remunera cada um dos seus 12 estagiários com um salário mínimo.

A medida está em desacordo com a CCT (Convenção Coletiva de Trabalho), ratificada entre os bancos e o movimento sindical. Ela determina o piso da categoria como pagamento mínimo aos trabalhadores bancários, incluindo os estagiários. Atualmente este valor é de R$ 1.648,12 se o bancário trabalhar na parte operacional e R$ 2.229,03 se atuar como caixa.

Ao receber a denúncia, o Sindicato entrou em contato com o Desenvolve SP cobrando o cumprimento da CCT. “O banco se comprometeu a fazer o acerto das verbas atrasadas na segunda-feira 3 e garantiu que a partir do mês que vem pagará o piso aos estagiários”, explica o dirigente sindical Luciano Ramos da Silva.

PCS – O Sindicato também cobrou mais uma vez a implantação de plano de cargos e salários. Essa é uma reivindicação que persiste desde a criação do banco, em 2010. O Desenvolve SP garantiu que sua introdução está nos trâmites finais.

“O Sindicato vai continuar cobrando para que o PCS seja instituído. Mas só isso não adianta. Ele terá de contemplar os trabalhadores e levar em conta questões como tempo de casa, mérito, capacidade e qualificação”, acrescenta Luciano.


Rodolfo Wrolli – 30/1/2014

seja socio