Pular para o conteúdo principal

Renovado acordo no Banco ABC Brasil

Linha fina
Assembleia de trabalhadores aprova Programa de Participação nos Resultados 2014
Imagem Destaque

São Paulo – Funcionários do Banco ABC Brasil aprovaram a renovação de acordo específico do Programa de Participação nos Resultados (PPR), referente a 2014, em assembleia realizada no dia 11 de dezembro. O piso estabelecido continuou a ser, como em 2013, de um salário do trabalhador mais R$ 500 ao ano. O pagamento deverá ser feito até o final de fevereiro de 2015.

Quem e como recebe – Os admitidos, dispensados sem justa causa e aposentados durante o exercício de 2014 terão direito, no mínimo, ao piso.

Quem tiver sido afastado por licença-interesse, licença para acompanhar pessoa enferma da família e tido faltas não abonadas e/ou não autorizadas terão o cálculo proporcional, sem garantia do piso integral.

Já quem pediu demissão em 2014 recebe o piso proporcional ao tempo de serviço.

Os períodos de afastamento por doença, acidente de trabalho ou licença maternidade ou adoção não serão descontados.

Nesse acordo, os administradores foram incluídos.

Falta transparência – Nas negociações, o Sindicato reivindicou detalhes sobre indicadores do programa, para que haja transparência sobre os critérios da distribuição, mas o ABC recusou sob o pretexto de risco de expor sua estratégia de negócio.

O programa possui metas qualitativas e quantitativas, sendo todas individuais. Com a negociação, o banco se comprometeu, no acordo de 2015, a propor metas coletivas que não poderão ter peso inferior às metas individuais.

O Programa de Prevenção de Conflitos foi renovado e o acordo de prorrogação da licença maternidade está vigente.


Mariana Castro Alves – 7/1/2014

seja socio