Pular para o conteúdo principal

Dirigentes sindicais discutem PLR com BRB

Linha fina
Negociação abordou temas para distribuição da Participação nos Lucros e Resultados deste ano e mudanças no critério de substituição nas ausências de funcionários
Imagem Destaque
São Paulo - Representantes do Sindicato dos Bancários de Brasília e da direção do BRB (Banco de Brasília) retomaram o processo de negociação das questões específicas dos funcionários. A reunião ocorreu em 6 de janeiro.

Para os funcionários que substituíram colegas em cargo superior que se ausentaram de 28 a 31 de dezembro de 2015, o BRB assegurou que as substituições serão pagas normalmente. O receio era de que ficassem sem esse direito em função de medida imposta pela direção da empresa de acabar com as substituições a partir de 1º de janeiro deste ano.

Os dirigentes cobraram a revogação dessa medida sobre substituições mas como o BRB manteve-se irredutível, o Sindicato dos Bancários de Brasília ingressará com ação na Justiça. 

Incorporação administrativa - O banco afirmou que ajustará a redação do regulamento que condiciona, ao funcionário que solicitar a incorporação, desistência de ação judicial.

PLR – No que diz respeito aos critérios para a regra específica de Participação nos Lucros e Resultados para 2016, o BRB concordou com a proposta dos trabalhadores de que seja constituída por um valor fixo e por um percentual do salário. Modelo é similar à do da categoria com a federação dos bancos (Fenaban).

Sobre o percentual do lucro líquido a ser distribuído, os dirigentes sindicais defendem fixação de 20%. Porém, esta discussão não avançou. Já o BRB quer estabelecer um resultado mínimo para que haja distribuição da PLR, no entanto, o Sindicato não concorda e defende que o parâmetro para que haja pagamento seja a ocorrência de lucro.

Nova rodada de negociação sobre a PLR ocorrerá em 27 de janeiro.


Redação com informações da Contraf-CUT – 12/1/2016
seja socio