Pular para o conteúdo principal

Finalmente! Desenvolve SP paga reajustes e verbas

Linha fina
Após pressão do Sindicato, agência de fomento paulista informou que fez o crédito das conquistas da Campanha Nacional Unificada 2015 aos trabalhadores
Imagem Destaque
São Paulo – Demorou, mas chegou. Após meses de atraso, a Desenvolve SP, agência de fomento do estado de São Paulo, informou que fez o crédito do reajuste de 10% nos salários e de 14% para vales-alimentação, refeição e 13ª cesta-alimentação, todos retroativos a 1º de setembro, data base da categoria, que constam na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) assinada em novembro. De acordo com os representantes da instituição, o reajuste salarial foi pago na terça-feira 19 e as diferenças nos vales, na quarta-feira 20.

Este foi o sexto ano consecutivo que a Desenvolve SP atrasou o pagamento do que foi acordado com a categoria bancária. Como justificativa, a agência de fomento alegou trâmites burocráticos que envolveriam vários órgãos da Secretaria da Fazenda.  

Desde que foi verificado o atraso no devido crédito aos trabalhadores da Desenvolve SP, o Sindicato cobrou da direção da instituição, formalmente, que a situação fosse regularizada o mais rápido possível.

Diante de novos prazos prometidos e novamente desrespeitados pela instituição financeira, o Sindicato protocolou ofício à Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) denunciando o caso e exigindo a intervenção do órgão, o que resultou na realização de uma reunião no dia 14 de janeiro, na qual ficou acertado que a Desenvolve SP teria até o dia 20 para apresentar uma solução.

Além de comunicar a efetivação do crédito aos trabalhadores, os representantes da agência de fomento estadual afirmaram que vão solicitar uma reunião com o vice-governador de São Paulo, Márcio França, para que normas sejam modificadas com o intuito de estabelecer uma “pré-aprovação”, por parte do Codec (Conselho de Defesa dos Capitais do Estado), para o pagamento de conquistas incluídas na CCT.

“Esta situação não pode continuar se repetindo. Os reajustes são parte de um acordo assinado pelas duas partes, Desenvolve SP e representação dos trabalhadores, que deve ser rigorosamente respeitado. É preciso que o governo estadual faça projeções e se organize para evitar novos atrasos. A atuação do Sindicato foi de grande importância na solução desta questão, mas esperamos que essa seja a última vez que tivemos que enfrentar este tipo de problema”, destaca o dirigente sindical Sérgio Francisco.  


Felipe Rousselet – 20/1/2016
seja socio