O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região cobrou e o Santander fez a adequação do tempo de atendimento dos analistas do Núcleo Inteligente de Prevenção à Fraude (NIPF). Parte destes bancários trabalhava 8 horas por dia em atendimento com headset, contrariando o anexo 2 da NR 17: a regulamentação prevê que profissionais de teleatendimento façam, no máximo, 6 horas de atendimento diário, totalizando 30 horas semanais.
Após bancários denunciarem a irregularidade ao Sindicato, os representantes dos trabalhadores entraram em contato com o Santander reivindicando a regularização. Após algumas semanas, o banco alterou o tempo de atendimento desses funcionários, que agora ficam parte do dia com headset e parte do dia se dedicando à análise dos casos relacionados ao setor.
O dirigente sindical André Bezerra, que também é bancário do Santander, ressalta que esta conquista se deu devido à participação dos trabalhadores, que entraram em contato com o Sindicato e denunciaram a situação.
“Agora é importante que o banco faça contratações, pois os analistas NIPF continuam enfrentando sobrecarga de trabalho. A situação ficou menos grave após a readequação da jornada no atendimento telefônico, já que antes alguns trabalhadores estavam ficando doentes devido ao tempo prolongado de atendimento ao telefone, de 8 horas diárias. Em suma, se afastando porque estava insuportável essa condição no ambiente de trabalho. Um banco que lucrou mais de R$ 8,9 bilhões só nos nove primeiros meses de 2018 tem condições de contratar mais trabalhadores”, afirma o dirigente.
Não fique calado!
Caso haja uma situação similar no seu local de trabalho, denuncie ao Sindicato! você pode denunciar licando aqui, pela Central de Atendimento Telefônico (11) 3188-5200, pelo WhatsApp (11) 97593-7749 ou diretamente a um dirigente sindical. Veja também os telefones e endereços das regionais. O sigilo do denunciante é garantido.