Os três filmes premiados no Festival de Curtas dos Bancários em dezembro passado serão exibidos novamente no sábado 18 como parte da programação da mostra Cine Birita de curtas-metragens independentes. A sessão será realizada na Cervejaria Zuraffa (R. Artur de Azevedo, 1902, Pinheiros), às 20h30.
Além dos curtas exibidos no Festival, o público também terá a oportunidade de assistir a outros filmes especialmente selecionados pela curadoria da mostra. Haverá, ainda, a pré-estreia do curta "Réveillon", produzido com apoio cultural do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. A entrada é gratuita.
Confira a programação:
Meu nome é Maria (Victor Lopes e João Luiz Prósperi; vencedor do Festival de Curtas dos Bancários; foto principal): Maria, uma trabalhadora aposentada conta um empoderador relato sobre um confronto com seu "superior" na fábrica onde trabalhou como costureira.
Desigualdade social, onde está a solução? (Matheus Vilela, Thiago Ricarte e Matheus Viana; Festival de Curtas dos Bancários): Pessoas comuns - em meio a seus respectivos cotidianos - respondem perguntas que as provocam a refletir sobre a realidade de desigualdades sociais, enquanto são recitados excertos da obra do dramaturgo e poeta Bertolt Brecht.
Percepção (Caio Felipe; Festival de Curtas dos Bancários): Qual o verdadeiro sentido da vida? Mergulhe nos pensamentos profundo de um jovem solitário que compartilha sua rotina de vida e se auto questiona sobre a própria existência enquanto passeia por pontos turísticos da cidade de São Paulo.
Réveillon (Beatriz Keiko Abiko; pré-estreia): Ela acorda após uma festa de ano novo em sua casa. Sozinha, sem os amigos ou a ex-namorada. Afinal, o que é pior: a rejeição ou a ressaca?
Da terra vem (Camila Albrecht e Takeo Ito): Este vídeo resulta de um cruzamento de conversas e vivências com produtores em processo agroecológico de Pelotas/RS, e que trabalham dia a dia pela saúde através do cultivo de alimentos naturais.
Amo-te quando a neblina te transporta (Alecsander Alves, Eduardo Campos Ferreira, Ícaro Anjos, Ingryd Silva, Marcelo Engster e Paulo Oliveira): Ó cidade tão lírica e tão fria!
Sobre o Cine Birita:
O Cine Birita é uma mostra independente de curtas-metragens com sessões realizadas em diferentes bares. Desde seu lançamento em setembro de 2018 no Café dos Bancários, a mostra já passou por outros seis bares de São Paulo e Rio de Janeiro.
Sobre o Festival de Curtas dos Bancários:
O Festival de Curtas dos Bancários foi lançado em 2019 pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região em comemoração aos 96 anos da entidade. Foram selecionados, exibidos e premiados filmes realizados por bancários sindicalizados da base de atuação do Sindicato.