Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Cinema

Premiados no Festival de Curtas dos Bancários serão reexibidos

Linha fina
Filmes que se destacaram na mostra, realizada em dezembro passado, poderão ser vistos novamente no sábado 18
Imagem Destaque
Foto: Reprodução

Os três filmes premiados no Festival de Curtas dos Bancários em dezembro passado serão exibidos novamente no sábado 18 como parte da programação da mostra Cine Birita de curtas-metragens independentes. A sessão será realizada na Cervejaria Zuraffa (R. Artur de Azevedo, 1902, Pinheiros), às 20h30.

Além dos curtas exibidos no Festival, o público também terá a oportunidade de assistir a outros filmes especialmente selecionados pela curadoria da mostra. Haverá, ainda, a pré-estreia do curta "Réveillon", produzido com apoio cultural do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. A entrada é gratuita.

Confira a programação:

Meu nome é Maria (Victor Lopes e João Luiz Prósperi; vencedor do Festival de Curtas dos Bancários; foto principal): Maria, uma trabalhadora aposentada conta um empoderador relato sobre um confronto com seu "superior" na fábrica onde trabalhou como costureira.

Desigualdade social, onde está a solução? (Matheus Vilela, Thiago Ricarte e Matheus Viana; Festival de Curtas dos Bancários): Pessoas comuns - em meio a seus respectivos cotidianos - respondem perguntas que as provocam a refletir sobre a realidade de desigualdades sociais, enquanto são recitados excertos da obra do dramaturgo e poeta Bertolt Brecht.

Percepção (Caio Felipe; Festival de Curtas dos Bancários): Qual o verdadeiro sentido da vida? Mergulhe nos pensamentos profundo de um jovem solitário que compartilha sua rotina de vida e se auto questiona sobre a própria existência enquanto passeia por pontos turísticos da cidade de São Paulo.

Réveillon (Beatriz Keiko Abiko; pré-estreia): Ela acorda após uma festa de ano novo em sua casa. Sozinha, sem os amigos ou a ex-namorada. Afinal, o que é pior: a rejeição ou a ressaca?

Da terra vem (Camila Albrecht e Takeo Ito): Este vídeo resulta de um cruzamento de conversas e vivências com produtores em processo agroecológico de Pelotas/RS, e que trabalham dia a dia pela saúde através do cultivo de alimentos naturais.

Amo-te quando a neblina te transporta (Alecsander Alves, Eduardo Campos Ferreira, Ícaro Anjos, Ingryd Silva, Marcelo Engster e Paulo Oliveira): Ó cidade tão lírica e tão fria!

Sobre o Cine Birita:

O Cine Birita é uma mostra independente de curtas-metragens com sessões realizadas em diferentes bares. Desde seu lançamento em setembro de 2018 no Café dos Bancários, a mostra já passou por outros seis bares de São Paulo e Rio de Janeiro.

Sobre o Festival de Curtas dos Bancários:

O Festival de Curtas dos Bancários foi lançado em 2019 pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região em comemoração aos 96 anos da entidade. Foram selecionados, exibidos e premiados filmes realizados por bancários sindicalizados da base de atuação do Sindicato. 

seja socio