Com o aumento dos casos de Covid-19 e com o surto de gripe H3N2 em todo o país, muitos bancários tem novamente procurado o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região com dúvidas sobre como proceder. O Santander disponibilizou na intranet os protocolos que devem ser seguidos, inclusive com orientações para gestores e funcionários, e um FAQ com perguntas e respostas.
Todos os trabalhadores que tiverem algum sintoma relacionado à Covid-19 ou gripe devem se afastar imediatamente e procurar orientação médica presencial ou on-line, através do telatendimento disponível nos aplicativos dos convênios médicos. O retorno ao trabalho só ocorrerá após o resultado negativo de exames e indicação médica.
O Sindicato orienta que toda a comunicação com os gestores seja feita através de e-mail, para que fique registrada. A sanitização ou o fechamento da agência será analisado caso a caso, a depender do tempo entre confirmação e contato entre os colegas contaminados com os demais do local de trabalho.
É fundamental que os gestores e funcionários conheçam os protocolos e acionem o banco o mais rapidamente possível para que a segurança de todos seja garantida. Todos os protocolos estão disponíveis na intranet.
O Santander diz estar acompanhando o cenário e pode implementar novas medidas em breve.
A telemedicina do Albert Einstein está desativada desde setembro de 2021. O Sindicato já solicitou ao Santander para que retome este canal, que pode ajudar muito neste momento de aumento dos casos de gripe e de Covid-19.
O movimento sindical também comunicou o banco que o teleatendimento da SulAmérica Seguros está congestionado nos últimos dias, resultando na demora do atendimento. O mesmo se comprometeu a acionar a operadora para cobrar o aprimoramento deste canal.
É importante lembrar que o uso de máscara permanece obrigatório em todos os espaços do banco, inclusive na mesa de trabalho. O distanciamento deve ser mantido e fiscalizado por todos.
O teleatendimento dos convênios médicos estão habilitados a fornecer orientações, receita médica, guia para exames e atestado médico.
Em caso de dúvidas, os bancários devem acionar o RH do banco. Se os gestores derem orientações diferentes das descritas nos protocolo disponíveis na intranet, os bancários devem denunciar ao Sindicato. Veja canais ao final do texto. O sigilo é absoluto.
“O cenário requer atenção e cuidados redobrados, e a responsabilidade de todos é fundamental neste momento. Estamos monitorando os casos e a implementação rigorosa do protocolo. E caso sejam necessárias alterações, acionaremos o Santander novamente. Mas para isso, é importante que os trabalhadores se mantenham em contato permanente com o Sindicato.”
Lucimara Malaquias, coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados do Santander e dirigente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região
Procure o Sindicato
Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? Acesse nosso Canal de Denúncias.
Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat ou solicitação via formulário ou whatsapp.
Redes Sociais - nossos canais no Facebook, Twitter e Instagram estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da categoria bancária.
Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail.